Secundário

Imprimir com Polímeros

O trabalho desenvolvido envolveu as disciplinas de Química e de Aplicações Informáticas do 12.º ano e teve como principal objetivo promover a curiosidade que incita os alunos a aprender e, obviamente, contribuir para a construção do conhecimento com aprendizagens significativas. É de extrema importância desenvolver capacidades para a vida e para o futuro, promovendo competências que viabilizem avaliar e selecionar informações sérias e fundamentadas para que os nossos alunos possam, no futuro, tomar decisões informadas e conscientes, que sejam críticos e criativos para responder aos desafios do presente e do futuro. Desta forma, em termos práticos, partimos do interesse na impressão 3D e nos materiais envolvidos no processo para abordar os conteúdos de cada disciplina e criar pontes para a realidade do presente e, possivelmente do futuro! Os alunos foram desafiados a desenvolver uma aula invertida, pesquisaram informação sobre a temática dos polímeros e sobre a impressão 3D, selecionaram o que era pertinente e esclareceram dúvidas com as docentes organizando no final duas apresentações (https://www.emaze.com/@AOTTTFFOI/impresso-polmeros) invocando as aprendizagens essenciais de cada disciplina tendo o cuidado de organizar uma atividade prática para partilharem com os colegas uma vez que os alunos envolvidos no projeto só estão matriculados em uma das disciplinas envolvidas. Dessa forma, foram, depois, convidados a partilhar uma aula a duas disciplinas, trocando conhecimentos e experiências. As alunas de Química mostraram o interesse do trabalho laboratorial com a produção do polímero nylon que pode integrar um tipo de filamentos usado em impressoras 3D e os alunos de Aplicações Informáticas B ajudaram a trabalhar na aplicação TINKERCAD para modelar um pequeno chaveiro que foi impresso em 3-D. O projeto mereceu a continuidade de um trabalho anterior “Sinalética 3D na EBSC” que consiste em preparar os desenhos e impressões 3D para afixar nas entradas das salas de aula do pavilhão 4 da escola. Estes modelos criados podem ser visualizados através da hiperligação: https://sketchfab.com/ebspecalheta/models. O grupo reconheceu o apoio do projeto CAP3R na concretização destas atividades, particularmente na disponibilização de uma impressora 3D. Finalmente, e na opinião de todos, este trabalho foi um projeto enriquecedor que trouxe alguma insegurança no início, mas satisfação global na sua concretização e que se traduziu no sucesso da dinâmica realizada.

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