Regulamento Feira 2021

 

A participação de projetos na Feira Tecnológica, rege-se pelos termos e condições descritas neste regulamento. 

A Feira Tecnológica será realizada em duas etapas. A primeira será realizada em formato online, à semelhança dos últimos dois anos, com o objetivo de amplificar a divulgação dos projetos apresentados. A segunda etapa será realizada de forma presencial na Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, com o objetivo de premiar os participantes vencedores e divulgar alguns dos trabalhos desenvolvidos. 

 

1 | OBJETO 

A Feira Tecnológica é um evento, que tem como propósito a seleção e apresentação de projetos, realizados pelos alunos, que abordem as competências digitais na resolução de problemas do mundo real, resultantes de práticas pedagógicas inovadoras. 

Podem ser desenvolvidos em contexto curricular desde o ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário ou de enriquecimento curricular Clubes, Núcleos ou Projetos (CNP) de Tecnologia (a partir do 2.º ciclo ao até ao nível secundário) pelos alunos de todos os estabelecimentos de educação e ensino públicos e privados da RAM. 

Nesta feira, serão também anunciadas as escolas que obtiveram o selo de Escola Tecnológica e ainda, Escola de Referência a nível Regional nesta área. 

 

2 | DESTINATÁRIOS 

Todos os professores e alunos do ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário de todos os estabelecimentos de educação e ensino públicos e privados da RAM. 

  

3 | REGRAS DO CONCURSO 

Os projetos de turma e de CNP devem estar integrados em pelo menos uma das seguintes áreas:  

  • Área 1: Ciência com Tecnologia 
  • Área 2: Robótica/ Programação 
  • Área 3: Aplicações móveis 
  • Área 4: Modelagem, prototipagem e Impressão 3D 
  • Área 5: Eletrónica 
  • Área 6: Realidade aumentada/ Realidade virtual 
  • Área 7: Inteligência Artificial 
  • Outra (desde que envolvam Tecnologia com o uso de equipamentos fornecidos à escola pela SRE) 

 

Os projetos PAP/PAF devem enquadrar-se apenas nas seguintes áreas: 

  • Área A: Software e Robótica  
  • Área B: Artefactos (Hardware, Redes e Eletrónica)  
  • Área C: Multimédia (jogos e/ ou websites) 

 

Para cada projeto apresentado a concurso, deverá ser realizada uma inscrição, através do formulário disponível no endereço: https://teducativas.madeira.gov.pt/feira. O professor responsável pelo projeto, deverá efetuar a inscrição. No caso de concorrer com mais de um projeto, deverá efetuar uma inscrição por cada projeto apresentado.  

 

Cada projeto deverá criar um pitch (em vídeo) com a duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos, com o propósito de demonstrar todo o processo e produto final do projeto (serão desclassificados os projetos que não respeitem o intervalo de duração). 

 

Deverá ainda, enviar uma imagem de capa que será utilizada como apresentação do projeto na plataforma online.  

(Consulte o ponto 5 para mais pormenores de como efetuar a apresentação do projeto) 

  

4 | CALENDARIZAÇÃO 

A Feira Tecnológica da RAM decorrerá num formato misto, online e presencial, concluindo-se a 5 de junho com a cerimónia de entrega de prémios na Escola Básica com Pré-Escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro. Antes desta data, os projetos serão expostos na plataforma online em: https://teducativas.madeira.gov.pt/feira, sendo esta a forma de serem divulgados e avaliados para o concurso. 

As inscrições dos projetos deverão ser efetuadas até ao dia 8 de maio de 2023, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível na seguinte ligação:  https://teducativas.madeira.gov.pt/s/5aqew25   

 

5 | FORMATO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO 

  • A apresentação e defesa de cada projeto, será realizada através de um pitch, e deverá ser da exclusiva responsabilidade dos alunos autores. Neste pitch, deverá ser demonstrado o processo, a aprendizagem do aluno e o produto final.  
  • O pitch deverá respeitar a duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos.  Na criação do pitch poderá recorrer a qualquer ferramenta de vídeo. Este deverá ser enviado através de um dos campos do formulário de inscrição. 
  • Para envio do vídeo, recomendamos a utilização de uma pasta partilhada através de um serviço na nuvem, como por exemplo, OneDrive. No formulário de inscrição deverá constar apenas a hiperligação da partilha. Poderá ainda recorrer à aplicação WeTransfer ou outra semelhante, e enviar para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. 
  • Deverá ainda, enviar uma imagem de capa que será utilizada como apresentação do projeto na plataforma online.  

 

  • No caso do selo de Escola Tecnológica, o Coordenador TIC deverá preencher um formulário até ao dia 8 de maio de 2023, com as evidências de algumas atividades realizadas ao longo do ano. Este formulário será enviado a todos os Coordenadores TIC cuja escola tenha os requisitos mínimos exigidos.  

  

 6 | CATEGORIAS 

O(s) projeto(s) serão avaliados pelo Júri, tendo em conta as seguintes categorias: 

  1. Categoria - Projeto desenvolvido em grupo/ turma;  
  1. Categoria - Projeto desenvolvido em CNP (Clube, Núcleo ou Projeto); 
  1. Categoria - Projeto desenvolvido em PAF ou PAP (Prova de Avaliação Final ou Prova de Aptidão Profissional); 
  1. Categoria - Campeonato Clash of Wizardry; 
  1. Categoria - Selo Escola Tecnológica.  

  

 7 | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

Projetos desenvolvidos em grupo/turma que assentem em uma ou mais áreas, descritas no ponto 3: 

  • Utilização de diferentes tecnologias (20%) 
  • Tipo de metodologias utilizadas (20%) 
  • Criatividade e originalidade (20%) 
  • Apresentação e defesa do projeto (40%) 

 

PROJETO GRUPO/TURMA 

Critérios de avaliação 

Utilização de diferentes tecnologias 

Tipo de metodologias utilizadas 

Criatividade e Originalidade 

Apresentação e defesa do projeto 

Indicadores 

Diversidade de tecnologias 

Complexidade da tecnologia 

Tipo de ferramentas utilizadas 

Tipo de produto(s) criado(s) 

 

Utilização de metodologias em que privilegie a autonomia, colaboração, cooperação, etc.  

 

Tendo em conta a ideia/ proposta inicial do projeto, o processo e/ou produto é criativo/ inovador/ atrai atenção/ é original? 

Apresentação cuidada 

Mensagem clara e expressiva 

Informação completa 

Utilização de linguagem científica tecnológica 

Explicação das várias fases/etapas (processo) 

Apresentação do produto final 

PONDERAÇÃO 

20% 

20% 

20% 

40% 

 

  

Projetos desenvolvidos no âmbito de CNP (Clube, Núcleo ou Projeto) que assentem em uma ou mais áreas, descritas no ponto 3: 

  • Envolvimento na resolução de problemas do mundo real (20%) 
  • Tecnologia e/ ou domínio da cultura maker (20%)1  
  • Criatividade e originalidade (20%) 
  • Apresentação e defesa do projeto (40%)  

 

PROJETO DE CNP 

Critérios de avaliação 

Envolvimento na resolução de problemas do mundo real 

Tecnologia e/ou domínio da cultura Maker 

Criatividade e Originalidade 

Apresentação e defesa do projeto 

Indicadores 

Origem do problema 

Âmbito do problema  

 

Diversidade de tecnologias 

Complexidade da tecnologia 

Tipo de ferramentas utilizadas 

Utiliza/ aplica os princípios do Movimento Maker 

 

Tendo em conta a ideia/ proposta inicial do projeto, o processo e/ou produto é criativo/ inovador/ atrai atenção/ é original? 

Apresentação cuidada 

Mensagem clara e expressiva 

Informação completa 

Utilização de linguagem científica tecnológica 

Explicação das várias fases/etapas (processo) 

Apresentação do produto final 

Ponderação 

20% 

20% 

20% 

40% 

 

 

Projetos desenvolvidos no âmbito das PAF/PAP assentem numa área, descritas no ponto 3: 

  • Utilização de diferentes tecnologias (20%) 
  • Adequação dos recursos e materiais (20%) recursos (onde fui buscar mais informação…) 
  • Criatividade e originalidade (20%) 
  • Apresentação e defesa do projeto (40%) 

 

PROJETO PAF/PAP 

Critérios de avaliação 

Utilização de diferentes tecnologias 

Adequação dos recursos ou materiais 

Criatividade e Originalidade 

Apresentação e defesa do projeto 

Indicadores 

Diversidade de tecnologias 

Complexidade da tecnologia 

Tipo de ferramentas utilizadas 

Tipo de produto(s) criado(s) 

 

Criação de artefactos recorrendo a diversos recursos ou materiais diversos  

Reciclagem de materiais 

Adequação dos materiais ao artefacto criado 

Tendo em conta a ideia/ proposta inicial do projeto, o processo e/ou produto é criativo/ inovador/ atrai atenção/ é original? 

Apresentação cuidada 

Mensagem clara e expressiva 

Informação completa 

Utilização de linguagem científica tecnológica 

Explicação das várias fases/etapas (processo) 

Apresentação do produto final 

Ponderação 

20% 

20% 

20% 

40% 

 

  

Projetos de prevenção e intervenção social: Projetos que, por omissão, não possam ser enquadrados em nenhuma das categorias descritas anteriormente. Ou no caso de projetos desenvolvidos por alunos singulares e/ou grupos, entre turmas ou entre ciclos. 

  • Envolvimento na resolução de problemas do mundo real (20%) 
  • Tecnologia e Inclusão Social (20%) 
  • Criatividade e originalidade (20%) 
  • Apresentação e defesa do projeto (40%) 

 

PROJETO DE PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL 

Critérios de avaliação 

Envolvimento na resolução de problemas do mundo real 

Tecnologia e Inclusão Social 

Criatividade e Originalidade 

Apresentação e defesa do projeto 

Indicadores 

Origem do problema 

Âmbito do problema  

 

Diversidade de tecnologias 

Utilidade da Tecnologia no Problema apresentado 

inclusão do(s) aluno(s) criador(es) e/ ou 

inclusão do Público-alvo  

Tendo em conta a ideia/ proposta inicial do projeto, o processo e/ou produto é criativo/ inovador/ atrai atenção/ é original? 

Apresentação cuidada 

Mensagem clara e expressiva 

Informação completa 

Utilização de linguagem científica tecnológica 

Explicação das várias fases/etapas (processo) 

Apresentação do produto final 

Ponderação 

20% 

20% 

20% 

40% 

 

Campeonato Clash of Wizardry - Para mais informação:  Consultar regulamento próprio  

  

Selo de Escola Tecnológica - Para mais informação: Consultar regulamento próprio 

A construção do Plano TIC deve obedecer ao modelo facultado no início do ano letivo e entregue até dezembro de 2022, através da Plataforma Teams na equipa de apoio à Coordenação TIC. 

  • Classificação Escola Tecnológica Standard: Pelo menos uma atividade ou projeto em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos - mínimo de 4 atividades. 
  • Classificação Escola Tecnológica Inovadora: Dois ou mais atividades ou projetos em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos - mínimo de 8 atividades. 

Eixo 1 – Tecnologia | Eixo 2 – Segurança | Eixo 3 – Apoio/ Formação | Eixo 4 - Criação/ Inovação 

 

8 | JÚRI 

O Júri será composto por três elementos, para cada uma das categorias, com mérito reconhecido na área. As decisões do Júri são soberanas. O Júri também é competente para decidir em tudo o que estiver omisso ao presente regulamento. 

  

9 | PRÉMIOS  

  • Todos os alunos participantes e professores responsáveis terão um certificado interativo de participação. 
  • Haverá um troféu e um prémio (a definir) a reverter para a escola vencedora para cada um dos ciclos (Educação Pré-Escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário) nas respetivas categorias e para os CNP (Clube, Núcleo ou Projeto) a partir do 2.º ciclo.  
  • Haverá certificado interativo para os vencedores singulares das PAF/PAP e Projetos de prevenção e intervenção social. 
  • Haverá um troféu para o projeto mais popular, com voto do público. 
  • O Júri reserva-se o direito de atribuir menções honrosas a projetos que considere relevantes. 
  • O selo de Escola Tecnológica é atribuído à escola, que receberá um certificado e um Selo, consoante o nível atingido. No caso das escolas que obtenham o selo de escola Tecnológica Inovadora pelo 3.º ano consecutivo, será considera uma escola de Referência na área das Tecnologias a nível Regional.  

10 | DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS  

Os resultados serão divulgados da seguinte forma: 

  

11 | DISPOSIÇÕES FINAIS 

A organização do evento reserva-se o direito de cancelar, modificar ou alterar qualquer atividade que decorra durante a Feira Tecnológica.  

As (eventuais) alterações, mudanças ou cancelamentos anteriores ao dia da Feira Tecnológica serão anunciados através da página web do GMTE, equipa de apoio à Coordenação TIC e Facebook. 

 A organização da Feira Tecnológica 2023, 

 

 

Funchal, 20 de janeiro de 2023 

 

 

 

 



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