Regulamento Escola Tecnológica

O regulamento que se apresenta constitui o projeto – SELO ESCOLA TECNOLÓGICAeste selo é promovido/ atribuído pela Direção Regional de Educação (DRE), inserido na atividade da Coordenação TIC. 

Este projeto visa reconhecer a implementação e uso das tecnologias nas escolas, através das atividades organizadas e planificadas pelo Coordenador TIC e respetiva equipa, com a colaboração de outros membros da comunidade educativa, descritas no Plano TICtendo como base os 4 eixos do Plano de Ação: 

 

O QUE É UMA "ESCOLA TECNOLÓGICA"?


Nos tempos de hoje, é crucial que as escolas façam uma autoavaliação da sua literacia digital e o seu envolvimento tecnológico. O selo de escola tecnológica irá permitir avaliar em que nível se encontra a sua escola. 

A “Escola Tecnológica” consiste na certificação de práticas adotadas pela escola, através do desenvolvimento de atividades organizadas e planificadas pelo coordenador TIC e respetiva equipa, com a colaboração de outros membros da comunidade educativa, envolvendo as tecnologias e toda a comunidade escolar. A definição dos 4 eixos no plano de ação do plano TIC, visa o desenvolvimento abrangente de atividades em diversas áreas digitais no ensino.  

Pretendemos criar uma escola digital com utilização adequada da tecnologia, utilização segura dos meios digitais, que trabalhe para a literacia digital de toda a comunidade, e ainda, que seja uma escola criadora e inovadora a nível digital.  

As atividades que serão tidas em conta para a certificação de cada escola, devem estar descritas no plano TIC, plano que deverá ser entregue no mês de novembro, pelo Coordenador TIC à equipa responsável pela Coordenação TIC da DRE. 

Pretendemos ainda, a partilha de atividades, práticas escolares e projetosentre escolas e ainda, reconhecer o trabalho produzido ao longo do ano letivo, através da participação na Feira Tecnológica, onde os projetos também poderão ser premiados.  

NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO


A certificação é atribuída por escola 

Existem dois níveis de classificação, Escola Tecnológica Inovadora, que representa a classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Inovação. E Escola Tecnológica Standard, com direito a Selo Standard. 

A coordenação do projeto valoriza a criação de diversos projetos ou atividades desenvolvidas nos diferentes eixos do Plano de ação. 

Seguem os elementos necessários para cada classificação: 

A construção do Plano TIC deve obedecer ao modelo facultado no início do ano letivo e ter sido entregue através da plataforma das Comunidades. 

  • Classificação Escola Tecnológica StandardPelo menos uma atividade ou projeto em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos. Deverão ser dinamizadas, no mínimo, 4 atividades. 
  • Classificação Escola Tecnológica InovadoraDuas ou mais atividades ou projetos em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos. Sendo que deverão ser dinamizadas, no mínimo, 8 atividades. 

 

VERIFICAÇÃO DOS PROJETOS/ ATIVIDADES


Numa primeira fase, as atividades ou projetos são apresentados no plano TIC. Após análise do plano, apenas as escolas candidatas, receberão um questionário para preenchimento, remetido ao Coordenador TIC, onde poderão ser pedidas evidências, pormenores das atividades/projetos até o dia 17 de maio. 

Apenas serão considerados os Planos TIC entregues até final de dezembro.

ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO


A entrega dos certificados será realizada durante a Feira Tecnológica.  

Se a escola conseguir manter a classificação de Escola Tecnológica Inovadora ao longo de três anos letivos consecutivos, será premiada e é alterado o selo no último ano, passando a ser uma escola de referência a nível Regional.   

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.