- Detalhes
- Categoria: CAP3R
O projeto destina-se a todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º ano do Ensino Básico até o 12º ano de escolaridade.
Nos últimos 6 anos, várias instituições de ensino têm vindo a participar no projeto CAP3R, implementando e desenvolvendo atividades com os robôs junto dos alunos em contexto de sala de aula e em atividades externas a essa. É notório o fascínio e o contributo do uso da robótica nos ambientes de aprendizagem dos alunos.
Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;
Favorecer a interdisciplinaridade;
Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
Estimular a criatividade no âmbito curricular;
Desenvolver capacidades autodidácticas;
- Detalhes
- Categoria: CAP3R
MÉTODO DE APOIO |
|
Será realizado um acompanhamento periódico de forma a apoiar os professores tanto ao nível pedagógico (mais precisamente no que concerne à criação e realização das actividades pedagógicas em contexto de sala de aula) como também ao nível técnico (no que se refere à disponibilização dos robôs e construção dos mesmos). |
Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;
Favorecer a interdisciplinaridade;
Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
Estimular a criatividade no âmbito curricular;
Desenvolver capacidades autodidácticas;
- Detalhes
- Categoria: CAP3R
-
Desenvolvimento do raciocínio e da lógica na construção de programas para o controlo de mecanismos;
-
Favorecer a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos nas áreas como a matemática, física, eletricidade, electrónica e mecânica;
-
Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
-
Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
-
Estimular a criatividade no âmbito curricular;
-
Desenvolver capacidades autodidáticas;
-
Aprimorar a motricidade por meio da execução de trabalhos manuais;
-
Possibilitar ao aluno testar num equipamento físico o que foi aprendido na teoria ou nos programas "modelo" que simulam o mundo real;
-
Transformar a aprendizagem em algo positivo, tornando bastante acessível aos princípios de Ciência e Tecnologia aos alunos;
-
Criar habilidades para a investigação e resolução de problemas concretos;
-
Potenciar o uso da robótica no âmbito da sala de aula em diferentes níveis curriculares;
-
Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas.
- Detalhes
- Categoria: CAP3R
Caro professor é adepto de "meter a mão na massa" e encontrar soluções criativas para a sala de aula? Sem dúvida está muito mais próximo da cultura Maker do que imagina. O Mundo da Tecnologia é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Dinamize as sugestões que deixamos todos os anos e requisite os nossos materiais, ou crie os seus próprios projetos com as turmas.
Continuando na mesma linha de orientação – no Projeto CAP3R - propomos a criação de projetos de turma ou de Clube, Núcleo ou Projeto (CNP) envolvendo as TIC.
- Área 1: Ciência com Tecnologia
- Área 2: Robótica/Programação
- Área 3: Aplicações móveis
- Área 4: Modelagem, prototipagem e Impressão 3D
- Área 5: Eletrónica
- Área 6: Realidade aumentada | Realidade virtual
- Área 7: Inteligência Artificial
- Gamificação- Minecraft
O Projeto CAP3R trabalha com a Robótica Educacional na RAM desde 2019.
No âmbito do projeto, iremos continuar com as mesmas diretrizes no desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos. Proporcionando um ambiente de aprendizagem e partilha.
Neste espaço continuaremos a apoiar os professores tanto ao nível pedagógico (mais precisamente no que concerne à partilha e sugestões de atividades e recursos pedagógicas em sala de aula) como ao nível técnico (no que se refere à disponibilização de equipamento atravês de requisição de material).