Regulamento da 12.ª Edição do Madeira Curtas
O Madeira Curtas (MC), é um concurso organizado pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo operacionalizado pela Direção Regional de Educação, através do Programa EDUCAmedia, da Divisão de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem. O MC reconhece e premeia trabalhos realizados na área do vídeo de curta duração, posicionando-se assim como um instrumento importante na promoção da criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase na comunidade escolar, mas cuja participação estende-se a qualquer pessoa, independentemente da sua profissão, experiência, nacionalidade e local de residência.
TRABALHOS
1- A inscrição oficial poderá ser feita através do site: shorturl.at/jouOS até dia 3 de abril de 2023.
2- A curta-metragem terá de ser entregue em formato digital, através dos serviços de armazenamento/partilha de ficheiros online (recomendamos a utilização do serviço wetransfer.com) cuja ligação de partilha deve ser enviada para o email oficial do concurso: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até dia 30 de abril de 2023.
3- A curta-metragem deverá ter a duração máxima de 3 minutos, incluindo o tempo destinado às informações respeitantes à sua realização. Sendo assim, a introdução, que é facultativa, deverá conter somente o nome da instituição (se aplicável) ou responsável (em caso de inscrição individual) e o nome da curta-metragem, não podendo ultrapassar os 5 segundos de duração. Os créditos finais, de inclusão obrigatória e com um máximo de 10 segundos, deverão apresentar as seguintes informações, por esta ordem: o nome da curta, nome da instituição (se aplicável), o(s) responsável(veis) (e respetivas tarefas), os participantes, o nome e autoria/proveniência das músicas/sons utilizadas, outras informações como agradecimentos/dedicatórias e o ano de realização. Não é autorizada qualquer referência publicitária explícita na introdução ou créditos finais.
4- A resolução mínima obrigatória é de 1280x720 pixels (HD). A curta-metragem terá de ser entregue obrigatoriamente nos formatos MPEG 4 ou H.264.
5- Não é permitida a utilização de imagens e vídeos retirados da internet. Os participantes deverão utilizar material de vídeo inédito, com exceção de imagens e logótipos fornecidos por instituições.
6- A organização não faz distinção, para fins de elegibilidade, entre categorias de produção, sendo aceites quaisquer géneros, como documentários, entrevistas, ficção, animação, etc.
TEMA
Inspirado pelo ano internacional 2023 designado pelas Nações Unidas, o tema da 12.ª edição do MC é ”O planeta que nos alimenta”, que os participantes poderão interpretar de forma livre.
AVALIAÇÃO
Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios: qualidade global do vídeo (imagem, som, edição, representação, realização); relacionamento com a temática apresentada; criatividade e originalidade; envolvência dos alunos/utentes (quando aplicável).
CATEGORIAS A CONCURSO
1- Serão atribuídos troféus e diplomas aos vencedores das seguintes categorias:
Melhor Imagem: atribuído ao melhor trabalho em termos de qualidade e edição de imagem.
Melhor Som: atribuído à curta-metragem com a melhor banda sonora original ou melhor som.
Melhor Representação: atribuído ao melhor trabalho de representação individual ou coletivo, incluindo diálogos.
Melhor Guarda-roupa e Adereços: atribuído à curta-metragem com o melhor guarda-roupa/adereços.
Melhor Curta-metragem de Animação: atribuído à curta-metragem que apresentou a melhor curta-metragem realizada, de forma total ou parcial com as técnicas de animação digital, claymation, stopmotion, animação tradicional, animação de recortes, animação de fantoches, etc.
Melhor Curta-metragem Escolar: a curta-metragem que mais se destacou, realizada em contexto escolar/institucional, com uma forte presença dos membros da comunidade educativa/institucional (alunos, funcionários, pais...) e cujo conceito esteja intimamente relacionado com causas sociais e/ou temas educativos.
Melhor Curta-metragem: atribuído à curta-metragem que, no geral, mais se destacou.
Troféu Escolha do Público: atribuído para a curta-metragem com mais votos atribuídos através de votação online.
2- A organização reserva-se ao direito de atribuir menções honrosas às curtas-metragens, que não tendo sido premiadas, tenham-se destacado pela qualidade, criatividade ou inovação do trabalho realizado.
3- A cerimónia de atribuição de prémios aos vencedores realizar-se-á durante a Semana Regional das Artes 2022, integrada no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE).
OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1- A partir do momento da entrega/envio da curta-metragem, a organização do concurso reserva-se ao direito de utilizá-la sempre que considere necessário e oportuno, sem com isso retirar a identificação do(s) seu(s) autor(es).
2- A organização do concurso não se responsabiliza pelo visionamento de pessoas nas curtas-metragens sem a sua autorização ou sem o seu conhecimento, partindo sempre do princípio de que todos os participantes, seus encarregados de educação ou responsáveis legais estão cientes e/ou autorizaram a respetiva participação.
3- Não será admitida a concurso qualquer curta-metragem que não respeite os parâmetros obrigatórios impostos pelo regulamento, sobretudo no que diz respeito ao tema, duração e resolução, que possa conter/transmitir linguagem imprópria ou ofensiva e mensagens que atentem contra os valores elementares do ser humano.
4- Não é permitida a publicidade direta e ou intencional de uma marca ou empresa privada a não ser uma simples referência de apoio nos créditos finais.
5- O ato de inscrição no MC implica automaticamente a compreensão e concordância deste regulamento.
CONTATOS E OUTRAS INFORMAÇÕES
Coordenador do Programa EDUCAmedia: Vasco Cunha | Telf.: 291 612 853
Coordenadores do MC: Hélder Vasconcelos e Vera Santos | Telf.: 291 963 865
WEB: www.teducativas.madeira.gov.pt/educamedia EMAIL: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
FACEBOOK: Madeira Curtas TWITTER: @madeiracurtas TELEGRAM: t.me/madeiracurtas