Projeto 3D - Peça Fun Art

 

Na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, professores e responsáveis pelo ensino vivem em busca de novas práticas e ferramentas para tornar as aulas mais interativas e, com isso, motivar mais os alunos, fazer com que eles participem mais nas aulas e se interessem pelos assuntos abordados. Consequentemente, entender o que é impressão 3D e como ela pode ser aplicada na educação promete ser uma ferramenta importante. Os professores podem usar a impressão 3D para estimular os alunos a pensarem em projetos, peças, soluções de problemas e muito mais! Com um mundo cada vez mais digital, entender as novas necessidades é fundamental no processo de formação.
O Projeto 3D- Peça Fun Art nasceu de uma necessidade da turma 7.º1.
Precisava criar um atividade didática e divertida para receber a turma 7.ºE da escola da Ribeira Brava, com quem desenvolveu um intercâmbio e de lhes proporcionar, aquando da sua vinda ao Funchal, uma visita de estudo a um museu Futurista , o Fun Art. Deparamo-nos, contudo, com um problema: o custo dos 45 bilhetes para alunos e professores participantes. A solução encontrada foi usar o conhecimento de TIC na prototipagem e modelação 3D no mundo real e conseguir apresentar uma proposta ao museu.
Depois de muitos contactos, os responsáveis pelo museu mostraram interesse na criação de uma nova peça com 37cm de comprimento e 10cm de altura, uma espécie de ilusão ótica que promovesse o nobre estabelecimento em troca dos bilhetes e o 7.º1 e respetivo conselho de turma aceitaram o desafio.
Há quem pense que para imprimir um objeto em 3D, basta ter uma impressora conectada ao computador e clicar “imprimir”, para se ter a peça em mãos. Mas não é assim! A impressora 3D exige um planeamento da impressão e software de modelagem 3D e de slicing para traduzir o g code para a máquina de impressão. O desafio não foi fácil, a técnica de desenho envolvia ilusão ótica e foi com muita tentativa e erro que conseguirmos o efeito pretendido. Muita modelagem, matemática, ângulos e conversões, estética e escala, formar as peças basicamente a partir da junção de formas geométricas, cores, recortes (buracos), etc. Foi um projeto de meses e de muitas fases e colaboração com várias disciplinas, mas o esforço valeu a pena, por todo o processo de aprendizagem da turma e fica aqui o registo desta aventura. Já sabem que na próxima vez que visitarem o museu Fun Art, a nossa art estará lá.

Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.