100% Inteligente: "Um caixote do lixo que abre com deteção de movimento"

Projeto 100% Inteligente: "Um caixote do lixo que abre com deteção de movimento" é um projeto da turma 8.º2 envolvendo múltiplas áreas disciplinares e promovendo as competências digitais na exploração de ambientes de programação em Tecnologias de Informação e Comunicação.
O Projeto 100% Inteligente - caixote de lixo automático, que é uma evolução do caixote do lixo clássico, nasceu graças aos projetos de informática e um conselho de turma dinâmico com vontade de aplicar ciência e tecnologia em problemas do dia a dia. O objetivo era pegar num objeto do nosso dia a dia e torná-lo mais eficiente, neste caso particular promover a seleção de lixo e regras sanitárias na propagação de vírus na sala de aula.
Problema: Após a limpeza dos computadores, o que fazer com os resíduos? Juntar ao lixo normal?
Solução: Não, criar um caixote específico para esta recolha. Um caixote que fosse automático, de forma a eliminar possíveis interações com muitas mãos/pessoas.
Com este projeto os alunos utilizaram, em sala de aula, múltiplas competências agregando Educação Visual e Tecnológica, Eletrónica, Programação, Matemática, Física, Biologia e demais componentes curriculares na resolução de problemas reais. O primeiro problema a ter em conta foi o design e o segundo, a mecânica por trás deste desafio, programar e criar a inteligência neste caixote. Contudo a parte mais difícil foi, sem dúvida, a abertura automática da tampa: graças aos sensores de deteção de movimento, de facto, a tampa pode ser levantada sem intervenção humana. Esta inovação é apenas aparentemente simples, mas é essencial não só para evitar o clássico pedal mecânico que frequentemente tende a partir-se, mas também para manter as nossas mãos livres. O caixote do lixo automático, ativado por um sensor ultrassónico, utiliza tecnologia sem contacto para proporcionar um acesso mais rápido e limpo ao lixo. Isto também se traduz numa experiência mais limpa, uma vez que há menos contacto com potenciais vírus.
Utilizamos com este projeto de turma, metodologias ativas, como a metodologia STEM, e a Robótica Educacional para a Feira Tecnológica 2022 e assim representar a Escola Básica e Secundária Ângelo Augusto da Silva.
Este será certamente um projeto lembrado pelos alunos e até poderá dar continuidade, pois existe sempre a possibilidade de inovar mais em automação doméstica. Assim, num caso mais avançado, podemos ser capazes de ligar, via tecnologia Bluetooth, com aplicações previamente instaladas no smartphone e se calhar no 9.º ano criar até uma app para a aplicação ligada ao contentor automático enviar uma notificação quando o caixote precisa de ser esvaziado. Fica aqui a dica para mais episódios da turma 8.º2.

Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.