Projeto Natal 3D com RA

Este ano o Natal foi complementado com megabits de valências, um projeto envolvente com várias disciplinas e turmas de 7.º ano (7.º1, 7.º2, 7.º3 e 7.º8) desenvolvendo competências digitais na criação de Ornamentos e Globos de Natal em 3D, associado à tecnologia de Realidade Aumentada em parceria com o projeto CAP3R da DRE, numa Árvore de Natal única, construída em Madeira e Calhau.

As turmas tiveram de aprender a desenhar e a pensar em 3D, competência no programa da disciplina de TIC para o 7.ºano, e aplicar essa aprendizagem no mundo real explorando a temática do Natal nas diferentes tradições culturais.

Esta metodologia de projeto/STEAM em contato direto com impressoras 3D visou a exploração da mecânica de objetos a serem criados pelas impressoras 3D e estudar objetos similares que são criados pelas técnicas convencionais de manufatura e entender a engenharia por trás deles.

Assim os alunos tiveram oportunidade de aplicar conhecimentos da disciplina de TIC com diferentes disciplinas como matemática, geometria, física, artes e integrar a Educação Ambiental na educação formal, não formal e informal com recurso a materiais reciclados (vidros reutilizados-para os globos de Natal e ornamentos de Natal com filamento PLA-derivado de matérias-primas naturais e renováveis, como milho ou batata) na criação de uma Árvore de Natal única e compartilhar as suas criações numa exposição da Árvore para toda a comunidade escolar. No fim puderam levar as suas criações para casa e deliciar também as suas famílias com o que conseguiram criar com as suas próprias mãos."

Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.