Como está a tua saúde mental?

O projeto da turma 12.º 3, da EBS/PE Calheta, foi desenvolvido no âmbito do DAC Saúde. Na disciplina de Aplicações Informáticas B (AIB), incidiu no subtema Saúde Mental e contou com a colaboração das disciplinas de Química e Matemática.

Como está a tua Saúde Mental? A ideia surgiu devido às dúvidas de alguns alunos sobre o que é exatamente depressão e ansiedade, nomeadamente os sintomas associados, causas e formas de as detetar. O processo envolveu algumas pesquisas e a descoberta de alguns testes disponíveis na Internet como forma de monitorizar a nossa saúde mental.

Os alunos organizaram algumas informações, e conseguiram associar algumas aprendizagens desenvolvidas noutras disciplinas, os neurotransmissores estudados em Química, que influenciam a saúde mental, e ainda, a descoberta de personalidades, nomeadamente matemáticos, que apesar de seus problemas mentais, foram figuras importantes no progresso da humanidade.

Depois de organizada toda a informação recolhida em material multimédia, seguiu-se, a implementação de dois testes em Linguagem Python. O teste de depressão é baseado no teste PHQ-9 e o teste de ansiedade é baseado na escala de Hamilton, este último, recorre a uma plataforma de aprendizado de máquina, nomeadamente a Inteligência Artificial, que auxiliou na classificação de texto (respostas recolhidas no teste). A linguagem de programação utilizada também foi o Python. Ambos os testes estão disponíveis através do aplicativo Discord.

Este trabalho permitiu trabalhar diversas aprendizagens essenciais abordadas ao longo de todo o ano letivo na disciplina de AIB. Bem como desenvolver várias das competências do perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Todo o trabalho produzido encontra-se publicado no seguinte link, bem como acesso aos bots desenvolvidos: DAC - Saúde Mental (ebscalheta.net)

Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.