Ano Internacional do Vidro

A EB1/PE da Lombada apresenta o projeto: “ Ano Internacional do Vidro”.
O vidro, desde A evolução da humanidade tem vindo a melhor a qualidade de vida das pessoas. Desta forma, tornou-se um importante material, quer a nível da implementação do desenvolvimento sustentável, quer pela sua vestalidade e utilidade no quotidiano. Assim sendo, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a comemoração do Ano Internacional do Vidro em 2022, para que se conheçam as suas características e as suas aplicabilidades em diversos campos, nomeadamente, na educação, tecnologia, arquitetura, saúde entre outros.
No campo da educação - O vidro permite, através da rede internet por exemplo (fibras óticas de alta velocidade), a circulação de informação de uma forma rápida e eficiente. Este material é o principal responsável pelo acesso ao 5G e pela possibilidade da implementação do ensino à distância.
No campo tecnologia, o vidro está presente em: microscópios, telescópios que foram e são tão importantes para evolução do conhecimento, como também nas máquinas fotográficas, telemóveis, tablets, computadores, automóveis entre outros.
Depois de várias pesquisas, verificámos que podemos encontrar o vidro no campo da arquitetura, já que aparece na superfície de vidro incorporada nos edifícios, janelas em vidro duplo que proporcionam o conforto e segurança, desfrutando de luz natural e também na poupança nos consumos energéticos, indo ao encontro da exigência de sustentabilidade. As novas casas que foram construídas e que avistamos da nossa escola possuem estas caraterísticas. A ilha da Madeira também possui um grande turismo, em que o vidro assume papel de destaque: falamos do promontório do Cabo Girão, o mais alto da Europa, a 580 metros de altitude, que tem uma plataforma suspensa em vidro denominada de skywalk.
No campo ou área saúde - Por ser um dos materiais mais seguros do mundo, utiliza-se para o armazenamento e transporte de medicamentos; o biovidro utiliza-se quando os ossos não cicatrizam sozinhos e ainda é utilizado nos óculos para corrigir problemas de visão, entre outras potencialidades.
Após as nossas pesquisas, começámos a fazer questões e a pensar nas possíveis respostas, para digitar no programa de Realidade Aumentada Metaverse. No final de cada pergunta e das possíveis respostas e gerando um código QR por pergunta. De seguida, terá de ser feita uma leitura ótica desse código QR, que por sua vez redirecionará para a app Metaverse previamente instalada. Só assim é que este jogo em forma de quiz funciona.
No final foram contabilizados catorze códigos qr que estarão em catorze quadradinhos de papel de 15cm x15cm, para construir o tapete para a mesa robótica com a finalidade de integrar a realidade aumentada no jogo de robótica educativa.
Fizemos ainda pesquisas de imagens no pixabay, (que é um site internacional para o compartilhamento de fotos e imagens com licença gratuita de uso sobre objetos) que contenham vidro, de forma a completar mais quadradinhos em papel para colocar na da mesa robótica.
Para finalizar, os alunos trouxeram de casa objetos em vidro tridimensionais para completar o tapete robótico.
Após ter preenchido os 36 quadradinhos de 15cmx15cm da mesa robótica, temos o nosso tapete para que os robôs tracem vários percursos no jogo de Robótica Educativa: “O Ano Internacional do Vidro”.
Para que jogo se realize com sucesso são necessários dois tablets ou telemóveis com a instalação da app Metaverse e de uma app de leitura de códigos QR.
Regras do jogo :
- É lançado um dado para definir se começa a equipa A ou B;
- É depois lançado um dado com imagens para definir o ponto de partida, e nesta primeira jogada é lançado novamente para estipular o ponto chegada do robô, sendo que em cada percurso o robô terá de ser programado para passar por um Código QR, obrigatoriamente, para responder ao quiz de Realidade Aumentada do Metaverse. Por cada resposta certa ganha cinco pontos, e se a programação do robô estiver totalmente correta ganha mais 5 pontos, totalizando um total de 10 pontos por cada jogada.
Nas jogadas seguintes o dado só será lançado uma vez, já que Robô se encontra posicionado na mesa robótica e só necessitamos de saber qual o ponto de chegada.
Existe também uma tabela onde cada equipa regista sua pontuação.
Em caso de empate, a equipa que termina em primeiro ligar ganha partida.

Este projeto contempla as seguintes orientações curriculares de TIC:
Domínio: Criar e Inovar
- O aluno conhece estratégias e ferramentas digitais de apoio à criatividade, sendo capaz de:
- Utilizar as TIC para gerar ideias, planos e processos de modo a criar soluções para problemas do quotidiano;
- Identificar e compreender a utilização do digital e o seu potencial na compreensão do mundo que os rodeia;
- Compreender a importância da produção de artefactos digitais;
- Utilizar e transformar informação digital, sendo capaz de criar novos artefactos;
- Criar algoritmos de complexidade baixa para a resolução de desafios e problemas específicos;
- Distinguir as características, funcionalidades e aplicabilidade de diferentes objetos tangíveis, nomeadamente, os robôs,
- Resolver desafios através da programação de objetos tangíveis.

Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.