As Ciências da Computação pretendem preparar os alunos como agentes informados da nossa sociedade, independentemente do tipo de carreira profissional que sigam.
As Ciências da Computação estão relacionadas com o conhecimento sobre a programação, a tecnologia, a internet, a inteligência artificial, entre outros aspetos. Pretendem, na sua génese, que os alunos tenham a oportunidade de saber como funciona o mundo digital e tecnológico e prepará-los para uma sociedade repleta de novos desafios e de problemas, e para que possam beneficiar de um futuro auspicioso e de um mundo melhor.
A promoção educativa no âmbito das Ciências da Computação revela-se importante porque pretende ajudar os alunos a poderem fazer parte de uma educação moderna. Esta temática é vista também como uma ferramenta que permite que os alunos possuam uma melhor análise da sociedade de hoje, com um foco especial para o futuro.
As Ciências da Computação pretendem preparar os alunos como agentes informados da nossa sociedade, independentemente do tipo de carreira profissional que sigam. E, numa diversidade educativa em que cada escola e sala vivem, será importante a adaptação e a contextualização das diferentes experiências educativas. E quaisquer que sejam as estratégias exploradas por cada escola, por cada sala de aula, por cada professor, possam de facto construir ambientes de aprendizagem fortalecidos e equitativos.
No desenvolvimento das atividades, importa dar a conhecer aos alunos os diferentes conceitos, de forma a que tenham a oportunidade de explorá-los e construírem o seu próprio conhecimento, através das diferentes atividades, sejam elas com ou sem tecnologia.
Toda esta envolvência educativa tem como objetivo principal desenvolver uma base comum entre todos os envolvidos, numa perspetiva de consolidarem e conhecerem as Ciências da Computação, mesmo para aqueles que estão a trabalhar a temática pela primeira vez.
O trabalho em equipa, tal como em tantos outros contextos, é um ponto essencial para o desenvolvimento das atividades e dos projetos. Desta forma os alunos terão a oportunidade de partilharem as suas ideias, fazerem-se ouvir e ouvirem os outros. O trabalho colaborativo e a cooperação entre pares, são uma das peças chave no sucesso educativo e pessoal dos nossos futuros cidadãos.
E muito mais do que realizarem as atividades, importará também que se possa fomentar o processo criativo dos alunos. Com o conhecimento que tenham tido oportunidade de adquirir ao longo do tempo, é plausível que possam usar essas habilidades em projetos de escola e/ou outros promovidos pelas entidades locais. O apoio dos professores será fundamental.
O desafio das Ciências da Computação terá naturalmente um enquadramento educativo, através de um documento de apoio, bem como com um conjunto de propostas práticas para que seja possível potenciar o respetivo desenvolvimento. Nessas mesmas propostas é também possível encontrar um guia orientador para a atividade, para que exista um enquadramento não só para os alunos, mas também para o professor.