Na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, professores e responsáveis pelo ensino vivem em busca de novas práticas e ferramentas para tornar as aulas mais interativas e, com isso, motivar mais os alunos, fazer com que eles participem mais nas aulas e se interessem pelos assuntos abordados. Consequentemente, entender o que é impressão 3D e como ela pode ser aplicada na educação promete ser uma ferramenta importante. Os professores podem usar a impressão 3D para estimular os alunos a pensarem em projetos, peças, soluções de problemas e muito mais! Com um mundo cada vez mais digital, entender as novas necessidades é fundamental no processo de formação.
O Projeto 3D- Peça Fun Art nasceu de uma necessidade da turma 7.º1.
Precisava criar um atividade didática e divertida para receber a turma 7.ºE da escola da Ribeira Brava, com quem desenvolveu um intercâmbio e de lhes proporcionar, aquando da sua vinda ao Funchal, uma visita de estudo a um museu Futurista , o Fun Art. Deparamo-nos, contudo, com um problema: o custo dos 45 bilhetes para alunos e professores participantes. A solução encontrada foi usar o conhecimento de TIC na prototipagem e modelação 3D no mundo real e conseguir apresentar uma proposta ao museu.
Depois de muitos contactos, os responsáveis pelo museu mostraram interesse na criação de uma nova peça com 37cm de comprimento e 10cm de altura, uma espécie de ilusão ótica que promovesse o nobre estabelecimento em troca dos bilhetes e o 7.º1 e respetivo conselho de turma aceitaram o desafio.
Há quem pense que para imprimir um objeto em 3D, basta ter uma impressora conectada ao computador e clicar “imprimir”, para se ter a peça em mãos. Mas não é assim! A impressora 3D exige um planeamento da impressão e software de modelagem 3D e de slicing para traduzir o g code para a máquina de impressão. O desafio não foi fácil, a técnica de desenho envolvia ilusão ótica e foi com muita tentativa e erro que conseguirmos o efeito pretendido. Muita modelagem, matemática, ângulos e conversões, estética e escala, formar as peças basicamente a partir da junção de formas geométricas, cores, recortes (buracos), etc. Foi um projeto de meses e de muitas fases e colaboração com várias disciplinas, mas o esforço valeu a pena, por todo o processo de aprendizagem da turma e fica aqui o registo desta aventura. Já sabem que na próxima vez que visitarem o museu Fun Art, a nossa art estará lá.
Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.