Regulamento Feira

Featured

TERMOS E CONDIÇÕES

A participação de projetos na Feira Tecnológica, rege-se pelos termos e condições descritas neste regulamento.

A Feira Tecnológica será realizada em duas etapas. A primeira, em formato online, com o objetivo de amplificar a divulgação dos projetos apresentados. A segunda etapa, de forma presencial a 4 de junho, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, com o objetivo de premiar os participantes vencedores e divulgar os trabalhos desenvolvidos.

1 | OBJETO


A Feira Tecnológica é um evento que tem como propósito a seleção e apresentação de projetos, realizados pelos alunos, que abordem as competências digitais na resolução de problemas do mundo real, resultantes de práticas pedagógicas inovadoras.

Podem ser desenvolvidos em contexto curricular desde o ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário ou de enriquecimento curricular, Clubes, Núcleos ou Projetos (CNP) de Tecnologia (a partir do 2.º ciclo até ao ensino secundário) pelos alunos de todos os estabelecimentos de educação e ensino públicos e privados da RAM.

A Feira anuncia igualmente os estabelecimentos de educação e/ou ensino que obtiveram o Selo Escola Tecnológica e a, nível regional, o Selo Escola de Referência.

2 | DESTINATÁRIOS


Todos os professores e alunos do ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todos os estabelecimentos de educação e ensino públicos e privados da RAM.

3 | REGRAS DO CONCURSO


 Os projetos de turma e de CNP devem estar integrados em pelo menos uma das seguintes áreas:

  • Área 1: Ciência com Tecnologia
  • Área 2: Robótica/ Programação
  • Área 3: Aplicações móveis
  • Área 4: Modelagem, prototipagem e Impressão 3D
  • Área 5: Eletrónica
  • Área 6: Realidade aumentada/ Realidade virtual
  • Área 7: Inteligência Artificial
  • Outra (desde que envolvam Tecnologia com o uso de equipamentos fornecidos à escola pela SRE)

Os projetos PAP devem enquadrar-se apenas nas seguintes áreas:

  • Área A: Software e Robótica
  • Área B: Artefatos (Hardware, Redes e Eletrónica)
  • Área C: Multimédia (jogos e/ ou websites)

Para cada projeto apresentado a concurso, o professor responsável deverá preencher o formulário de inscrição disponível em: https://forms.office.com/e/TR1KcGi8jP?origin=lprLink

Ao professor responsável pelo projeto cabe:

  • Obter o consentimento dos encarregados de educação e/ou representes legais das crianças e alunos menores que participam na Feira Tecnológica, disponível em: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/ORs00EA
  • Informar os encarregados de educação e/ou representes legais das crianças e alunos menores que participam na Feira Tecnológica no que concerne o tratamento dos dados e a divulgação da imagem do seu/sua educando/a (nomeadamente no constante no ponto 11 deste regulamento).
  • Efetuar a inscrição do projeto. No caso de concorrer com mais de um projeto, deverá efetuar uma inscrição por cada projeto apresentado.
  • Enviar o pitch do projeto. Cada projeto deverá criar um pitch (em vídeo) com a duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos, com o propósito de demonstrar todo o processo e produto final do projeto. Serão desclassificados os projetos que não respeitarem a duração estabelecida.
  • Enviar uma imagem de capa a usar na apresentação do projeto na plataforma online https://teducativas.madeira.gov.pt/feira .

 

4 | CALENDARIZAÇÃO


  1. As inscrições dos projetos deverão ser efetuadas até ao dia 4 de maio de 2025, através do preenchimento do formulário de inscrição, disponível na seguinte ligação: https://forms.office.com/e/TR1KcGi8jP?origin=lprLink.
  2. A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o dia 4 de junho, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. A Feira apresenta, na parte da manhã, uma exposição dos projetos vencedores, no pavilhão da escola. De referir que os projetos serão previamente divulgados na plataforma online https://teducativas.madeira.gov.pt/feira

5 | APRESENTAÇÃO DO PROJETO


  1. A apresentação e defesa de cada projeto será realizada através de um pitch da exclusiva responsabilidade dos alunos autores. Este pitch deverá apresentar o processo, a aprendizagem do aluno e o produto final.
  2. O pitch deve respeitar a duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos. Na criação do pitch, os alunos podem recorrer a qualquer ferramenta de vídeo. O vídeo deverá ser enviado pelo professor responsável através do formulário de inscrição.
  3. Recomenda-se a utilização de uma pasta partilhada através de um serviço na nuvem para o envio do vídeo. No formulário de inscrição deverá constar apenas a hiperligação da partilha. Poderá ainda recorrer à aplicação WeTransfer ou outra semelhante, e enviar para o seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  4. Deverá ainda ser enviada uma imagem de capa, através do formulário de inscrição, que será utilizada para a apresentação do projeto na plataforma online https://teducativas.madeira.gov.pt/feira. Para o efeito, a imagem de capa, deverá utilizar o template disponível para download em: https://teducativas.madeira.gov.pt/feira/imagem-capa.
  5. Para o Selo de Escola Tecnológica, o Coordenador TIC deverá preencher, até ao dia 16 de maio de 2025, o formulário , com as evidências das atividades realizadas ao longo do ano. Este formulário será enviado a todos os Coordenadores TIC cuja escola tenha os requisitos mínimos exigidos.

6 | CATEGORIAS


O(s) projeto(s) serão avaliados pelo Júri, tendo em conta as seguintes categorias:

  1. Categoria - Projeto desenvolvido em grupo/ turma;
  2. Categoria - Projeto desenvolvido em CNP (Clube, Núcleo ou Projeto);
  3. Categoria - Projeto desenvolvido em PAP (Prova de Aptidão Profissional);
  4. Categoria - Selo Escola Tecnológica;

7 | CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


 Projetos desenvolvidos em grupo/turma que assentem em uma ou mais áreas, descritas no ponto 3:

Projetos desenvolvidos no âmbito de CNP (Clube, Núcleo ou Projeto) que assentem em uma ou mais áreas, descritas no ponto 3:

Projetos desenvolvidos no âmbito das PAP que assentem numa área, descritas no ponto 3:

Selo de Escola Tecnológica - Para mais informação: Consultar regulamento próprio

A construção do Plano TIC deve obedecer ao modelo facultado no início do ano letivo e entregue até dezembro de 2024, através da Plataforma Teams na equipa de apoio à Coordenação TIC.

  • Classificação Escola Tecnológica Standard: Pelo menos uma atividade ou projeto em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos - mínimo de 4 atividades.
  • Classificação Escola Tecnológica Inovadora: Dois ou mais atividades ou projetos em cada um dos eixos do plano de ação definidos no plano TIC, devidamente descritos e com todos os pontos pedidos - mínimo de 8 atividades.

Eixo 1 – Tecnologia | Eixo 2 – Segurança | Eixo 3 – Apoio/ Formação | Eixo 4 - Criação/ Inovação

8 | JÚRI


O Júri será composto por três elementos, para cada uma das categorias, com mérito reconhecido na área. As decisões do Júri são soberanas. Os casos omissos são decididos pelo júri do concurso.

9 | PRÉMIOS


  1. Será atribuído um certificado interativo de participação a todos os alunos participantes e professores responsáveis.
  2. Em cada ciclo de escolaridade (educação pré-escolar, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e ensino secundário), serão atribuídos um troféu e um prémio (a definir) à escola vencedora, nas respetivas categorias, e para os CNP (Clube, Núcleo ou Projeto).
  3. Será atribuído um certificado interativo aos vencedores singulares das PAP.
  4. Será atribuído um troféu ao projeto vencedor do voto do público.
  5. O Júri reserva-se ainda o direito de atribuir menções honrosas a projetos que considere relevantes.
  6. O Selo Escola Tecnológica, e respetivo certificado, é atribuído às escolas consoante o nível atingido. A obtenção do Selo Escola Tecnológica Inovadora pelo 3.º ano consecutivo resulta na atribuição do Selo Escola de Referência na área das Tecnologias a nível Regional.

10 | DIVULGAÇÃO


Ao participar neste concurso, quer o professor quer o jovem artista, cedem os direitos de exposição ao GMTE e autorizam o uso das imagens, direta ou indiretamente, total ou parcialmente, para fins promocionais, salvaguardando a autoria das mesmas.

Os resultados serão divulgados da seguinte forma:

11 | PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS


  1. A identificação do professor responsável é obrigatória e assegurada pelo tratamento dos dados recolhidos no formulário de inscrição, nomeadamente, o nome, o endereço de correio eletrónico, o contacto telefónico, o estabelecimento de educação e/ou ensino, o concelho, o cargo desempenhado, nível de escolaridade e número alunos envolvidos.
  2. A participação na Feira Tecnológica implica a publicação da identificação simples dos seus autores (nome, sobrenome e escola), isoladamente ou em conjunto com o trabalho produzido. Eventualmente, poderá ocorrer a recolha, a edição e a publicação da imagem e da voz, ou de declarações que os autores do projeto produzam especificamente no contexto do concurso.
  3. Os dados previstos nos números anteriores serão tratados sob responsabilidade da Direção Regional de Educação (DRE), através do Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE) da Direção de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem (DSTAIA), e serão eliminados no prazo de 1 ano, sem prejuízo do seu legítimo uso nas publicações entretanto realizadas no contexto deste concurso, bem como da sua conservação nos ficheiros técnicos de suporte à edição, para efeitos de arquivo de interesse público, de investigação científica ou histórica ou para fins estatísticos, e ainda para o cumprimento de eventuais obrigações legais.
  4. O titular dos dados, ou representante legal, terá eventual direito ao acesso, à retificação, ao apagamento e à portabilidade dos dados, à limitação ou à oposição ao tratamento dos mesmos. As comunicações para o exercício dos direitos relativos à proteção de dados pessoais devem ser dirigidas a GMTE, sito à EB/PE Dr. Eduardo Brazão de Castro, Rua Escola Secundária do Galeão, nº47, 9020-212, Funchal, ou através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Poderá ainda contactar o Subinterlocutor da DRE para a Proteção de Dados, através do endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  5. Adicionalmente, poderá apresentar reclamação ao Gabinete para a Conformidade Digital e Proteção de Dados (GCPD) Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ou à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

12 | DISPOSIÇÕES FINAIS


  1. A participação neste concurso implica a plena aceitação de todas as regras e condições do presente regulamento e da decisão do júri.
  2. A organização do evento reserva-se o direito de cancelar, modificar ou alterar qualquer atividade que decorra durante a Feira Tecnológica.
  3. As (eventuais) alterações, mudanças ou cancelamentos anteriores ao dia da Feira Tecnológica serão anunciados através da página web do GMTE Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , Teams na equipa de apoio à Coordenação TIC e Facebook.

 A organização da Feira Tecnológica 2025,

Funchal, janeiro de 2025

 

Free Joomla templates by Ltheme
Utilizamos Cookies
Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência de utilização.