Projeto 100% Inteligente: "Um caixote do lixo que abre com deteção de movimento" é um projeto da turma 8.º2 envolvendo múltiplas áreas disciplinares e promovendo as competências digitais na exploração de ambientes de programação em Tecnologias de Informação e Comunicação.
O Projeto 100% Inteligente - caixote de lixo automático, que é uma evolução do caixote do lixo clássico, nasceu graças aos projetos de informática e um conselho de turma dinâmico com vontade de aplicar ciência e tecnologia em problemas do dia a dia. O objetivo era pegar num objeto do nosso dia a dia e torná-lo mais eficiente, neste caso particular promover a seleção de lixo e regras sanitárias na propagação de vírus na sala de aula.
Problema: Após a limpeza dos computadores, o que fazer com os resíduos? Juntar ao lixo normal?
Solução: Não, criar um caixote específico para esta recolha. Um caixote que fosse automático, de forma a eliminar possíveis interações com muitas mãos/pessoas.
Com este projeto os alunos utilizaram, em sala de aula, múltiplas competências agregando Educação Visual e Tecnológica, Eletrónica, Programação, Matemática, Física, Biologia e demais componentes curriculares na resolução de problemas reais. O primeiro problema a ter em conta foi o design e o segundo, a mecânica por trás deste desafio, programar e criar a inteligência neste caixote. Contudo a parte mais difícil foi, sem dúvida, a abertura automática da tampa: graças aos sensores de deteção de movimento, de facto, a tampa pode ser levantada sem intervenção humana. Esta inovação é apenas aparentemente simples, mas é essencial não só para evitar o clássico pedal mecânico que frequentemente tende a partir-se, mas também para manter as nossas mãos livres. O caixote do lixo automático, ativado por um sensor ultrassónico, utiliza tecnologia sem contacto para proporcionar um acesso mais rápido e limpo ao lixo. Isto também se traduz numa experiência mais limpa, uma vez que há menos contacto com potenciais vírus.
Utilizamos com este projeto de turma, metodologias ativas, como a metodologia STEM, e a Robótica Educacional para a Feira Tecnológica 2022 e assim representar a Escola Básica e Secundária Ângelo Augusto da Silva.
Este será certamente um projeto lembrado pelos alunos e até poderá dar continuidade, pois existe sempre a possibilidade de inovar mais em automação doméstica. Assim, num caso mais avançado, podemos ser capazes de ligar, via tecnologia Bluetooth, com aplicações previamente instaladas no smartphone e se calhar no 9.º ano criar até uma app para a aplicação ligada ao contentor automático enviar uma notificação quando o caixote precisa de ser esvaziado. Fica aqui a dica para mais episódios da turma 8.º2.
Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.