O projeto surgiu após a implementação, pelo clube EBSCiência, da atividade da Festa da Flor através do Minecraft.
Os alunos ao mostrar entusiasmo na realização desta atividade, foram desafiados a construir o seu próprio Mundo no âmbito das disciplinas de ciências naturais e de físico química, desenvolvendo algumas aprendizagens essenciais.
As turmas envolvidas neste projeto apresentavam baixa motivação para o estudo, como também casos de alunos com elevados níveis de indisciplina essencialmente ao nível da não realização de tarefas e falta de colaboração. Através deste projeto foi possível motivar os alunos para o trabalho colaborativo, diminuir significativamente os níveis de indisciplina e transmitir alguns conceitos da disciplina de ciências naturais e da disciplina de física e química.
Físico Química:
1 - Identificar os marcos históricos do modelo atómico, caracterizando o modelo atual.
2 - Prever a distribuição eletrónica de átomos e iões monoatómicos de elementos (Z ≤ 20), identificando os eletrões de valência.
3 - Relacionar a distribuição eletrónica dos átomos dos elementos com a sua posição na TP.
4 - Localizar na TP os elementos dos grupos 1, 2, 17 e 18 e explicar a semelhança das propriedades químicas das substâncias elementares do mesmo grupo.
5 - Relacionar a composição qualitativa e quantitativa de uma substância com a sua fórmula química, associando a fórmula à unidade estrutural da substância: átomo, molécula ou grupo de iões.
Nas aprendizagens essenciais de Ciências Naturais:
1 - Distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos e recursos renováveis de recursos não renováveis.
2 - Caracterizar diferentes formas de exploração dos recursos naturais, indicando as principais transformações.
3 - Discutir os impactes da exploração/transformação dos recursos naturais e propor medidas de redução dos mesmos e de promoção da sua sustentabilidade.
Queres votar neste projeto, então faz um gosto no vídeo no Youtube. Clica aqui para acederes ao vídeo.