Bem-vindo ao mundo emocionante da modelagem 3D e da eXtended Reality (Realidade Virtual ou Realidade Aumentada), com a temática assustadora do Halloween!
Este projeto interturmas teve como objetivo inovar e usar ferramentas diversificadas para cada conteúdo, tudo isso para respeitar o perfil dos alunos que estão concluindo a escolaridade obrigatória. Usamos metodologias pedagógicas ativas como trabalhos em grupo, brainstorming, role plays, photo voice (apresentações e vídeos), Project Based Learning (PjBL) e a metodologia STEAM (ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática).
E como tudo começou? Foi com um pacote de seis luzes de LED da China! Decidimos usar essas luzes para criar algo decorativo para o Halloween, então pegamos nossas lanternas de LED e começamos a nossa história de terror… ou melhor, nossa história de projeto interturmas! Criamos uma abóbora que se encaixasse perfeitamente nessas luzes e decoramos as salas e as paredes com frases e projetos de realidade aumentada.
Várias disciplinas contribuíram para esse projeto emocionante! A disciplina de TIC incentivou o desenvolvimento de projetos de modelagem 3D, em parceria com outras áreas disciplinares e projetos da escola, como o projeto espaço Maker EBSAAS para a impressão dos melhores designs relacionados ao Halloween.
E ainda tem mais! Também procuramos a interdisciplinaridade, incentivando a mistura e combinação não convencionais de áreas de pesquisa aparentemente díspares, como criação de frases em inglês, escalas em Educação Visual, plano cartesiano em matemática e reutilização de materiais/fabricação/construção em Educação Tecnológica.
Com a participação de 98 alunos, este projeto foi uma experiência incrível de aprendizagem, explorando novas tecnologias e metodologias, tudo isso enquanto desenvolvemos habilidades importantes para o futuro. Venha ver o nosso projeto também e sinta a emoção do Halloween!