Este projeto foi desenvolvido por uma turma do ensino secundário com o objetivo de conceber e construir um gripper (garra mecânica) adaptado para aplicação num manipulador industrial, especificamente orientado para o processo de encaixotamento automatizado de pencas de bananas. A proposta integra conceitos de robótica, automação industrial, mecânica e controlo, promovendo o contacto direto com tecnologias utilizadas na indústria 4.0.
O gripper foi projetado para respeitar as características físicas do produto agrícola — neste caso, a banana da Madeira — exigindo uma abordagem cuidadosa ao nível da pressão de preensão, estabilidade, e proteção do fruto durante o manuseamento, de forma a evitar danos e garantir a integridade na cadeia de embalagem.
Ao longo do projeto, os alunos desenvolveram competências técnicas e de trabalho colaborativo, desde a fase de modelação e simulação em software CAD até à montagem e teste físico do protótipo, refletindo uma abordagem prática, inovadora e contextualizada com a realidade regional. Este trabalho visa não só consolidar aprendizagens curriculares, mas também sensibilizar os alunos para o potencial das tecnologias no apoio aos setores agrícola e logístico.