O projeto “À Volta da Ilha” foi desenvolvido por uma turma do 3.º ciclo no âmbito de um trabalho interdisciplinar, envolvendo várias disciplinas, com o objetivo de promover a aprendizagem ativa, a criatividade e a valorização do património regional através da criação de um jogo de tabuleiro original. Este projeto uniu áreas como História, Geografia, Português, Matemática, Educação Visual, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Educação Tecnológica.
O jogo tem como temática central a descoberta e valorização da Ilha da Madeira, incorporando conteúdos históricos, culturais, geográficos e tradicionais, permitindo aos alunos explorar de forma lúdica e educativa o território onde vivem. As peças do jogo foram concebidas e produzidas em 3D, recorrendo a software de modelação e impressão 3D, integrando assim competências digitais e tecnológicas no processo criativo.
A concretização deste projeto permitiu desenvolver um produto final que combina design, estratégia, conhecimento e inovação, promovendo o trabalho colaborativo, a interdisciplinaridade e o envolvimento ativo dos alunos em todas as fases — da conceção à execução. "À Volta da Ilha" constitui um excelente exemplo de como a escola pode integrar diferentes saberes em experiências educativas significativas e motivadoras.