MDnet

Sobre nós

Sob a tutela da Direção Regional de Educação e integrados na Direção de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem (DSTAIA), a equipa Manuais Digitais Networking (MDnet) presta apoio técnico a toda a infraestrutura de rede do projeto dos manuais digitais nas escolas da Região Autónoma da Madeira, onde o mesmo já se encontra implementado.

 

Poderá obter mais informações acerca do projeto clicando na imagem.

A nossa equipa é responsável por...

 

Avaliação das Infraestruturas
Preparação Técnica dos Espaços
Instalação de Equipamentos Ativos e Passivos de Rede
Configuração e Gestão dos Equipamentos
Manutenção dos Equipamentos
Monitorização da Rede

Intervenções

Aqui poderá encontrar as últimas intervenções efetuadas na rede do projeto dos manuais digitais.

 

2025-01-03
Autenticação por Endereço MAC na rede dos Manuais Digitais
Alteração
Apenas os equipamentos autorizados no âmbito do projeto poderão ligar-se na rede Manuais Digitais.
2024-11-26
Acesso ao Pinterest Disponível
Novo
Adicionada a permissão de acesso ao Pinterest na rede Iniciais de Escola.

Perguntas Frequentes (FAQs)

 

Endereços MAC

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Para efetuar o pedido de inclusão dos endereços MAC à Whitelist da controladora, deverá primeiro efetuar a recolha apenas do endereço MAC fisíco do tablet e nunca do MAC aleatório.

Posterior a essa recolha, deve introduzir no documento excel ( Levantamento de MACs ) fornecido às escolas e enviar o mesmo via ticket.

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Para efetuar o pedido de inclusão dos endereços MAC de equipamentos não contemplados pelo projeto (Ex: Portáteis de docentes e videoprojetores com acesso à rede) à Whitelist da controladora, os mesmos carecem de autorização prévia do Conselho Executivo para se poderem autenticar na rede WIFI ManuaisDigitais.

Esta autorização deve ser reportada via e-mail pelo Conselho Executivo para o nosso serviço (mdnet@edu.madeira.gov.pt), juntamente com o endereço MAC físico do equipamento.

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Para a alteração nos tablets da Samsung do endereço MAC de aleatório para fisico devem ser efectuados os seguintes passos:

  1. Primeiramente entrar nas definições WiFi, selecionar a rede WiFi que se está conectado, selecionar "definições" (roda dentada), depois selecionar "esquecer rede".
  2. Entrar nas definições do Wi-fi e carregando sempre na rede ManuaisDigitais clicar em “Gerir definições de rede.
  3. Dentro das definições de rede na opção “Tipo de endereço MAC” selecionar “Mac do tablet”.
  4. Depois de selecionar “MAC do tablet”, clicar em guardar e tentar efetuar a conexão com a rede WIFI ManuaisDigitais novamente.

De forma a simplificar o processo de conexão à rede Manuais Digitais de um equipamento devidamente autorizado, siga os passos indicados no vídeo:

Rede WiFi Manuais Digitais

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Quando um equipamento não consegue se ligar à rede WiFi dos Manuais Digitais, devem ser verificados os seguintes pressupostos:

  • Em primeiro lugar é necessário verificar se o equipamento está autorizado, se sim, saber se o seu endereço MAC já se encontra introduzido na Whitelist da controladora da Escola.
  • Caso não seja um equipamento do âmbito do projeto Manuais Digitais e por sua vez não autorizado, esse mesmo equipamento deverá ligar-se nas redes alternativas.
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Aquando de falha de internet, aconselha-se primeiramente que aguarde alguns minutos para tentar despistar se será falha do serviço fornecido por parte das operadoras ou se algum equipamento ativo dentro da Escola se encontra desligado por falha da corrente elétrica.

Depois, deve verificar se todos os equipamentos ativos (AP, Switch, etc) estão devidamente ligados, pelo que após deverá também verificar se o equipamento quando se liga à rede adquire um IP ou não.

Opcionalmente, deve conectar-se à controladora da rede WiFi (Técnico com credênciais válidas) por forma a verificar o estado dos AP e se os mesmos se encontram a funcionar corretamente.

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Aquando da lentidão da internet, deverá efetuar um teste de velocidade de rede através do site da ANACOM (netmede.pt), colocando-se o mais próximo possível do AP e após o teste finalizar efetuar uma captura de ecrã do mesmo.

Depois de efetuado o passo anterior, deve enviar-nos via ticket a captura de ecrã do teste realizado, bem como, a indicação do AP, zona e rede WiFi em que estava ligado.

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Deve efetuar a solicitação via ticket, informando qual a rede e password que desejam alterar, bem como a data para a efetivação desse processo.

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A equipa MDnet pode restringir o acesso a determinados sites ou aplicações por diversos motivos relacionados à segurança, produtividade e otimização da rede, alguns dos motivos mais comuns são:

  • Segurança da Rede e dos Dados

Alguns sites são bloqueados porque representam riscos de segurança. Sites de download de software, por exemplo, podem conter vírus, malwares, ou outros conteúdos maliciosos que podem infectar dispositivos e comprometer a rede. Esse tipo de restrição ajuda a prevenir ataques cibernéticos, como o phishing, e evita que informações sensíveis dos utilizadores sejam expostas a ameaças.

  • Controle de Largura de Banda

Alguns tipos de conteúdo, como streaming de vídeo e downloads de arquivos grandes, podem consumir muita largura de banda, deixando a rede mais lenta para todos os utilizadores. Bloqueando ou restringindo sites que exigem muita largura de banda, garantimos que a conexão esteja disponível e rápida para os aplicativos e serviços essenciais de trabalho.

  • Conformidade com Políticas Educativas e Legislação

Para garantir que os recursos informáticos sejam usados de forma ética e profissional, certos sites, especialmente aqueles com conteúdo inapropriado ou ilegal, podem ser bloqueados para garantir que o ambiente de trabalho esteja em conformidade com a legislação em vigor.

  • Redução de Riscos de Fraude e Violação de Privacidade

Sites de apostas online, redes de troca de arquivos e até plataformas de redes sociais podem ser vetores de fraudes e coleta de dados pessoais dos usuários. Para proteger as informações dos colaboradores e da empresa, a MDnet pode bloquear esses sites, limitando o risco de exposição a golpes, perda de dados e ataques cibernéticos.

  • Redução de Vulnerabilidades na Rede

Certos sites podem explorar vulnerabilidades nos dispositivos e redes da empresa para ganhar acesso não autorizado. Restringindo o acesso a sites de baixa reputação ou sem protocolos de segurança adequados (como HTTPS), é reduzida a chance de ataques direcionados, como invasões ou ataques de malware.

  • Controle de Conteúdo

Filtrar o acesso a conteúdos específicos, como jogos de azar, conteúdo adulto, sites de pirataria, entre outros, para manter um ambiente ético e de acordo com os valores e políticas da organização.

Caso queira pedir o acesso a algum site ou aplicação, verifique se o mesmo cumpre com o contemplado nos pontos anteriores.

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Em primeiro lugar, deverá verificar se o cabo/ficha que liga ao AP encontram-se corretamente conectados, e se a porta do switch no qual o mesmo está ligado apresenta conectividade de rede e POE. Se o problema se mantiver, deverá reiniciar o AP, retirando o cabo e após 5 segundos, voltar a conectar.

Depois de realizados os processos anteriores, se o problema ainda persistir, deverá informar-nos via ticket, fornecendo toda a informação relevante possível, por exemplo: qual o AP em questão, em que bastidor e switch, qual o MAC address, qual a porta do switch e o estado da mesma, em que zona se encontra, bem como, a data e hora dessa interrupção.