Seguranet
A iniciativa europeia Selo de Segurança Digital visa promover e certificar práticas de segurança digital nas escolas.
É um serviço de certificação e apoio que busca criar um ambiente seguro e enriquecedor com acesso seguro às tecnologias digitais para alunos, pais, professores e funcionários.
Este ano letivo, o Selo de Segurança Digital (eSafety Label) vai continuar a trabalhar para melhorar a segurança digital nas escolas. As escolas que já possuem o selo podem renová-lo ou conquistar um novo selo, enquanto que as escolas sem o selo podem se candidatar novamente revisando as suas práticas, políticas e infraestruturas de segurança.
O Selo de Segurança Digital também é um dos requisitos para o reconhecimento de Selo de Escola eTwinning e uma das ferramentas de autoavaliação do projeto "Learning Leadership for Change (L2C)".
Existe uma equipa de apoio a todo o processo de participação neste projeto disponível através do email
- Detalhes
- Detalhes
REGULAMENTO
Objetivos
O concurso "Navega Seguro” tem como objetivo principal promover a participação e a criatividade dos alunos através da criação de um cartaz e, simultaneamente, sensibilizar para uma utilização segura da internet.
Para isso, os alunos devem identificar um conjunto de atitudes e comportamentos a ter relativamente à segurança na internet e expressá-los na forma de ações concretas/regras a seguir sempre que utilizar a internet.
Quem pode concorrer?
Todas os alunos que se encontram a frequentar os 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira.
As escolas poderão participar com um cartaz em formato digital ou uma fotografia (com boa definição de imagem) do cartaz, caso pretendam desenvolver um trabalho manual.
A participação neste concurso, necessita de inscrição através de seguinte formulário.
Definição do trabalho
O trabalho deve ser coletivo e a participação dos alunos é fundamental.
O cartaz a enviar para concurso deve obedecer aos seguintes requisitos:
- Orientação vertical e bidimensional
- Apresentar 6 a 8 frases com as regras de utilização segura da internet
- Identificação dos autores apenas na memória descritiva
O cartaz deve ser acompanhado de uma memória descritiva explicativa da forma como foi elaborado o trabalho e com a identificação da escola, professor e alunos participantes. A memória descritiva não deve ter mais que 25 linhas.
Júri e critérios de avaliação
O júri é constituído por 2 elementos do GMTE e pela embaixadora SeguraNet.
Na avaliação do trabalho, serão tidas em conta: a qualidade dos conteúdos, a disposição gráfica, a correção de todos os elementos, a originalidade, a criatividade e a memória descritiva.
A avaliação será feita de acordo com os seguintes escalões:
Escalão A – 1.º e 2.º Ciclo
Escalão B – 3.º Ciclo
Escalão C - Secundário
A decisão do júri não poderá ser alvo de recurso.
Prazos
Envio dos trabalhos até 28 de fevereiro.
Divulgação dos vencedores: 10 de março.
Prémios
Os prémios a atribuir serão de acordo com as ofertas dos patrocinadores.
Os melhores cartazes serão expostos publicamente em lugar a definir e serão enviados digitalmente para as escolas possibilitando a sua impressão e divulgação.
- Detalhes
- Detalhes
Já estão abertas as inscrições para a 8.ª edição da iniciativa Líderes Digitais/Líderes Digitais Benjamins.
Para participar com os alunos, nas categorias “Líderes Digitais” e/ou “Líderes Digitais Benjamins”, o professor responsável pela (s) equipa(s) deve proceder à sua inscrição, até ao dia 9 de fevereiro de 2023, através do formulário:
https://questionarios.dge.mec.pt/index.php/499482?newtest=Y&lang=pt.
Com a dinamização desta iniciativa, da responsabilidade do Centro de Sensibilização SeguraNet, da Direção-Geral da Educação, e com a colaboração dos Centros de Competência TIC de Setúbal e de Aveiro, pretende-se que as equipas de alunos, acompanhadas por um professor, com o apoio do SeguraNet e dos CCTIC, promovam ações de sensibilização, dirigidas à comunidade educativa em que se inserem, contribuindo para o desenvolvimento da Cidadania Digital.
A sessão de apresentação da iniciativa, em formato online, decorrerá no dia 11 de janeiro de 2023.
Os interessados em participar deverão inscrever-se em: http://projetos.ese.ips.pt/acd/
Para mais informações, consulte o documento orientador.
Como exemplo de uma das atividades realizadas na edição anterior, partilhamos o registo vídeo
Telejornal - Pisca do Lombelho - YouTube
- Detalhes
Mais artigos...
Pág. 3 de 6