Logo CAP3RCapacitar a Aprendizagem Promovendo Estratégias de 3D e 3R´s (Robótica, Realidade Aumentada e Realidade Virtual)

 

Caro professor é adepto de "meter a mão na massa" e encontrar soluções criativas ​para a sala de aula?​ Sem dúvida está muito mais próximo da cultura Maker do que imagina. ​O Mundo da Tecnologia é fascinante, embarque numa viagem de aprendizagem dinâmica e divertida. Dinamize as sugestões que deixamos todos os anos e requisite os nossos materiais, ou crie os seus próprios projetos com as turmas.

 
 

O Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas através da Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional propõe uma iniciativa, onde a tecnologia assume um papel fulcral quer no sucesso escolar quer na formação dos jovens para o empreendedorismo digital.
Continuando na mesma linha de orientação – no Projeto CAP3R - propomos a criação de projetos multidisciplinares de turma, durante o ano letivo que sejam fruto da exploração de conceitos relacionados com as diferentes áreas do saber, nomeadamente, com a informática, o design, a matemática, a geometria, a música, o inglês, a física e outros que sejam necessários na implementação de cada projeto na:

                          • A modelagem por fusão e deposição (MFD)

                          • Robótica Educacional)

                          • Realidade Aumentada

                          • Realidade Virtual

 

O Projeto CAP3R (antigamente designado por CAPER) trabalha com a Robótica Educacional na RAM desde 2019. Na sua fase inicial foi implementado em três escolas distintas, durante o ano letivo 2009/2010 com recolha de necessidades, formação e aplicação de estratégias/atividades no contexto da robótica em diferentes níveis de ensino. No ano 2020/2021 contamos com 28 escolas inscritas e em 2021/2022 estamos só a começar.
No âmbito do Projeto CAP3R, iremos continuar com as mesmas diretrizes no desenvolvimento de habilidades e competências dos nossos alunos. Proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem enriquecedor, nas diversas áreas disciplinares e nos diferentes níveis curriculares, como: na matemática, física, expressão musical e dramática, português, mecânica, educação tecnológica e história. 
Continuando o trabalho desenvolvido nos anos letivos passados, serão desenvolvidas parcerias de projetos de turma com os recursos que temos disponíveis com um acompanhamento periódico de forma a apoiar os professores tanto ao nível pedagógico (mais precisamente no que concerne à criação e realização das atividades pedagógicas em sala de aula) como ao nível técnico (no que se refere à disponibilização dos robots e construção dos mesmos).