- Detalhes
- Categoria: CAP3R
O projeto destina-se a todos os alunos e professores da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde o 1º ano do Ensino Básico até o 12º ano de escolaridade.
Nos últimos 6 anos, várias instituições de ensino têm vindo a participar no projeto CAP3R, implementando e desenvolvendo atividades com os robôs junto dos alunos em contexto de sala de aula e em atividades externas a essa. É notório o fascínio e o contributo do uso da robótica nos ambientes de aprendizagem dos alunos.
Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;
Favorecer a interdisciplinaridade;
Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
Estimular a criatividade no âmbito curricular;
Desenvolver capacidades autodidácticas;
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- Categoria: CAP3R
MÉTODO DE APOIO |
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Será realizado um acompanhamento periódico de forma a apoiar os professores tanto ao nível pedagógico (mais precisamente no que concerne à criação e realização das actividades pedagógicas em contexto de sala de aula) como também ao nível técnico (no que se refere à disponibilização dos robôs e construção dos mesmos). |
Desenvolver raciocínio lógico na construção de algoritmos e de programas;
Favorecer a interdisciplinaridade;
Apelar aos princípios da ciência e tecnologia;
Estimular o hábito do trabalho organizado e colaborativo;
Estimular a criatividade no âmbito curricular;
Desenvolver capacidades autodidácticas;
- Detalhes
- Categoria: CAP3R
O projeto CAP3R é uma iniciativa inovadora que visa integrar a tecnologia de forma prática e criativa na sala de aula, capacitando professores e alunos para um futuro digital. Os seus principais objetivos incluem:
Objetivos do Projeto CAP3R
1. Capacitar os professores no uso das novas tecnologias:
- Fornecemos equipamento para requisição e recursos pedagógicos para facilitar a integração da tecnologia na aprendizagem.
- Oferecemos apoio técnico para os professores se sentirem preparados para usar ferramentas como robótica, realidade aumentada, e impressão 3D, através do nosso sistema de tickets.
2. Promover o desenvolvimento de competências digitais nos alunos:
- Incentivamos o uso de metodologias "mão na massa" que envolvem a exploração de conceitos de ciência, robótica, eletrónica, e inteligência artificial, preparando os alunos para os desafios do futuro.
3. Facilitar a implementação de projetos escolares inovadores:
- Os professores podem requisitar materiais e equipamentos tecnológicos para dinamizar as suas aulas, transformando ideias em projetos concretos.
- Oferecemos suporte na criação de projetos de turma ou de Clubes, Núcleos ou Projetos (CNP) que envolvam tecnologias inovadoras e áreas interdisciplinares.
4. Fomentar a cultura Maker e o espírito empreendedor:
- O projeto incentiva a criatividade e o pensamento crítico através da modelagem, prototipagem, robótica e programação, promovendo o empreendedorismo digital entre os jovens.
5. Promover um ambiente colaborativo e de partilha:
- Criamos uma comunidade de aprendizagem onde os professores partilham atividades, projetos e boas práticas, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem com ideias inovadoras e inspiradoras.
O CAP3R oferece o apoio necessário para transformar a sua sala de aula num espaço inovador e tecnológico, preparado para os desafios do século XXI. Junte-se a nós e leve a tecnologia mais longe, inspirando a próxima geração de criadores e empreendedores digitais!
- Detalhes
- Categoria: CAP3R
Todos os anos, deixamos sugestões inovadoras para dinamizar as suas aulas e disponibilizamos materiais tecnológicos de ponta. Pode requisitar os nossos recursos ou, se preferir, criar os seus próprios projetos com as suas turmas.
O que é o CAP3R?
O Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas (GMTE), através da Direção de Serviços de Tecnologias e Ambientes Inovadores de Aprendizagem, lançou o Projeto CAP3R para capacitar os professores e os alunos na utilização de novas tecnologias. A iniciativa coloca a tecnologia no centro do sucesso escolar e da formação dos jovens para o empreendedorismo digital.
Nossa experiência
Desde 2019, o Projeto CAP3R tem sido pioneiro na Robótica Educacional na Região Autónoma da Madeira (RAM), ajudando a desenvolver as habilidades e competências tecnológicas dos alunos. Embora tenhamos iniciado com a robótica, o nosso compromisso com a evolução tecnológica é contínuo.
Temos vindo a expandir e diversificar as nossas ofertas, sempre acompanhando os avanços tecnológicos. Hoje, além da robótica, oferecemos apoio em diversas áreas como realidade aumentada, impressão 3D, programação e inteligência artificial. O nosso objetivo é fornecer aos professores da região as ferramentas e recursos necessários para integrar essas tecnologias na sala de aula, preparando os alunos para um futuro digital e inovador.
Criamos um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento é partilhado entre professores e alunos, fomentando a criatividade e a inovação em cada projeto. Estamos aqui para ajudar os professores a aceitarem os desafios da tecnologia e a inspirarem a nossa juventude a enfrentar o futuro com confiança.
O nosso apoio
O CAP3R apoia os professores em dois níveis fundamentais:
- Pedagógico: Oferecemos sugestões de atividades e recursos pedagógicos para enriquecer a prática docente.
- Técnico: Disponibilizamos equipamentos tecnológicos através de requisição, facilitando o acesso às ferramentas mais avançadas para a sala de aula.
Junte-se ao CAP3R
Aproveite a oportunidade de transformar a sua sala de aula num ambiente inovador e tecnológico. Estamos aqui para apoiar, capacitar e inspirar professores e alunos a enfrentar os desafios do futuro digital.
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