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VAMOS COLOCAR A MADEIRA NO MAPA!!!
Campanha “Cibersegurança nas Escolas” – 2024/25
Para que o mês da Cibersegurança seja assinalado na comunidade educativa, convidam-se todas as escolas a dinamizarem atividades no âmbito da Cibersegurança, durante os meses de outubro e novembro.
Registe a escola em: https://www.seguranet.pt/campa.../ciberseguranca-nas-escolas
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No próximo dia 14 de outubro, das 18h00 às 19h30, o Centro de Competência TIC do Instituto Politécnico de Santarém, em colaboração com a Direção-Geral da Educação, no âmbito da ação do Centro de Sensibilização SeguraNet, irá promover a sessão de lançamento da 18.ª edição da iniciativa “Desafios SeguraNet”, no formato webinar.
Este encontro online inclui um painel que abordará os “Impactos do Uso Excessivo dos Ecrãs”, contando com a participação da especialista Sónia Seixas, além de alunos e professores da Região Autónoma da Madeira e da Ilha de Santiago em Cabo Verde.
Consulte o programa e aceda a mais informações, em: https://erte.dge.mec.pt/.../desafios-seguranet-18a-edicao..." href="https://erte.dge.mec.pt/noticias/desafios-seguranet-18a-edicao-webinar?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTAAAR2GKryhcV3KcNHRQA4LIRl-idWyNJXF7vgtVfQJnva11oDMteyay9wD-Jw_aem_l9iUao2f1WUC03N6ux-IjQ">https://erte.dge.mec.pt/.../desafios-seguranet-18a-edicao...
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A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital.
Destacam-se as iniciativas de sensibilização "Desafios SeguraNet", "Líderes Digitais", "Escola sem Bullying I Escolas sem Violência” e a "Academia Digital para Pais".
Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e sensibilizar para a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE promove as campanhas: "Não à Violência Online", "Cibersegurança nas Escolas" e "Aplicações Generativas Suportadas por IA".
Estão também ao dispor das comunidades educativas serviços de apoio, tais como a Linha Internet Segura, sob responsabilidade da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), e o CERT.PT, sob responsabilidade do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que permite dar resposta a incidentes digitais, como ciberataques.
Numa sociedade em que o digital está cada vez mais presente, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que garantam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens em ambientes digitais.
Assim, é importante que estas iniciativas sejam divulgadas junto dos docentes, bem como da comunidade educativa alargada, e que sejam tidas em conta aquando da construção/revisão dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE).
Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE - Educação para a Cidadania Digital.
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Objetivos
O concurso "Navega Seguro” tem como objetivo principal promover a participação e a criatividade dos alunos através da criação de um cartaz e, simultaneamente, sensibilizar para uma utilização segura da internet.
Para isso, os alunos devem identificar um conjunto de atitudes e comportamentos a ter relativamente à segurança na internet e expressá-los na forma de ações concretas/regras a seguir sempre que utilizar a internet.
Quem pode concorrer?
Todas os alunos que se encontram a frequentar os 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas públicas e privadas da Região Autónoma da Madeira.
As equipas poderão participar com um cartaz em formato digital ou uma fotografia (com boa definição de imagem) do cartaz, caso pretendam desenvolver um trabalho manual.
A participação neste concurso, necessita de inscrição através de seguinte formulário.
Definição do trabalho
O trabalho deve ser coletivo e a participação dos alunos é fundamental.
O cartaz a enviar para concurso deve obedecer aos seguintes requisitos:
- Orientação vertical e bidimensional
- Apresentar 6 a 8 frases com as regras de utilização segura da internet
- Identificação dos autores apenas na memória descritiva
O cartaz deve ser acompanhado de uma memória descritiva explicativa da forma como foi elaborado o trabalho e com a identificação da escola, professor e alunos participantes. A memória descritiva não deve ter mais que 25 linhas.
Júri e critérios de avaliação
O júri é constituído por 2 elementos do GMTE e pela embaixadora SeguraNet.
Na avaliação do trabalho, serão tidas em conta: a qualidade dos conteúdos, a disposição gráfica, a correção de todos os elementos, a originalidade, a criatividade e a memória descritiva.
A avaliação será feita de acordo com os seguintes escalões:
Escalão A – 1.º
Escalão B – 2.º Ciclo
Escalão C – 3.º Ciclo
Escalão D - Secundário
A decisão do júri não poderá ser alvo de recurso.
Prazos
Envio dos trabalhos até 02 de fevereiro de 2024 através do formulário de inscrição.
Divulgação dos vencedores: VII Encontro SeguraNet (29 de fevereiro).
Prémios:
Os prémios a atribuir serão de acordo com as ofertas dos patrocinadores.
Os melhores cartazes serão expostos publicamente em lugar a definir e serão enviados digitalmente para as escolas possibilitando a sua impressão e divulgação.
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