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- Categoria: Professores de TIC
Educação Pré-escolar
Na Educação Pré-Escolar as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “ (…) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente (…).” Esta situação verifica-se com muitas crianças que, hoje em dia, têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa, tornando-se premente a sua integração em contexto de sala de aula e, de uma forma geral, em todas as atividades letivas.
A utilização das TIC na Educação Pré-Escolar vai proporcionar um novo dinamismo à prática pedagógica, conduzindo o educador a uma reflexão e análise das suas opções e práticas educativas, selecionando as que mais se adequem ao contexto e ao grupo de crianças.
“ (…) a utilização dos meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “ (…) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática (…).” (1997:72 – “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).
Nas Escolas Básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar e nos Jardins-de-infância da Região Autónoma da Madeira, o ensino das TIC na Educação Pré-Escolar é de caráter facultativo, embora, cada vez mais, as instituições adiram ao projeto, implementando esta área no decorrer das atividades letivas.
Com o objetivo de apoiar e orientar a comunidade educativa neste processo, foi criada uma seção específica, nas Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na Região Autónoma da Madeira - As TIC na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, referente à implementação das TIC na Educação Pré-Escolar.