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- Categoria: Professores de TIC
Na Educação Pré-Escolar as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “ (…) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente (…).” Esta situação verifica-se com muitas crianças que, hoje em dia, têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa, tornando-se premente a sua integração em contexto de sala de aula e, de uma forma geral, em todas as atividades letivas.
A utilização das TIC na Educação Pré-Escolar vai proporcionar um novo dinamismo à prática pedagógica, conduzindo o educador a uma reflexão e análise das suas opções e práticas educativas, selecionando as que mais se adequem ao contexto e ao grupo de crianças.
“ (…) a utilização dos meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “ (…) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática (…).” (1997:72 – “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).
Nas Escolas Básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar e nos Jardins-de-infância da Região Autónoma da Madeira, o ensino das TIC na Educação Pré-Escolar é de caráter facultativo, embora, cada vez mais, as instituições adiram ao projeto, implementando esta área no decorrer das atividades letivas.
Com o objetivo de apoiar e orientar a comunidade educativa neste processo, foi criada uma seção específica, nas Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na Região Autónoma da Madeira - As TIC na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, referente à implementação das TIC na Educação Pré-Escolar.
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A escola tem procurado integrar os avanços tecnológicos que ocorrem em esferas sociais que a ultrapassam. A dificuldade de integração das TIC nas escolas refere-se tanto à conceção da escola, das suas funções e organização, assim como à própria vontade de os alunos, educadores e professores em dinamizar este domínio do conhecimento.
A integração das TIC nas áreas disciplinares significa viver as atividades escolares com a consciência de que existem meios (sistemas informáticos) a que se possa recorrer sempre que isso seja pertinente, mas mantendo a ideia de que existirão momentos e atividades em que o processo de ensino-aprendizagem pode sugerir simplesmente não ligar os computadores.
Esta integração passa necessariamente pela naturalização do uso das TIC por parte do professor tal como acontece com os outros recursos materiais que habitualmente usa nas aulas (manuais escolares, cadernos, lápis, etc.). O processo de naturalização dá-se progressivamente e requer o conhecimento da utilidade das TIC nas atividades letivas.
Na Região Autónoma da Madeira, a integração das TIC nas áreas disciplinares é regulamentada pelos Ofícios-Circulares nº 5.0.0 – 320/09 de 16 de Julho e nº 5.0.0 – 429/09 de 8 de Outubro com aditamento do Ofício-Circular nº 5.0.0 – 339/10 de 7 de Julho que entrou em vigor no ano letivo 2010/2011.
Todos os anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico devem contemplar a integração das TIC nas áreas disciplinares, cuja planificação pode ser auxiliada a partir dos conteúdos programáticos presentes no Documento Orientador TIC - RAM (DoTIC).
Nestes momentos, os docentes deverão trabalhar conteúdos programáticos das áreas disciplinares recorrendo às TIC como recurso e estratégia de trabalho.
Nesta seção prestamos apoio aos docentes que lecionam esta atividade, disponibilizando e partilhando recursos educativos pertinentes, como modelos de planificação e documentos de orientação.
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O 1º Ciclo do Ensino Básico é um dos meios de socialização e de aquisição das primeiras competências linguísticas, cívicas, científicas e tecnológicas, onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas.
Considerando o crescimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação e o papel que assumem como meio de desenvolvimento das crianças, o sistema educativo deve promover, nesta etapa escolar, atividades de enriquecimento curricular que incidam nos domínios científicos e das Tecnologias da Informação e Comunicação, onde imperam diversas possibilidades e meios de comunicação.
Na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional de Educação, enquanto promotora e parceira de várias iniciativas deste ambiente tecnológico, tornou-se pioneira a nível nacional na implementação das TIC em todos os níveis de ensino.
Assim, a Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC visa proporcionar situações de ensino-aprendizagem conducentes à aquisição e desenvolvimento de competências e atitudes no domínio das TIC, promovendo, igualmente, a transversalidade com as restantes áreas do conhecimento.
Os ofícios-circulares nº 5.0.0 – 320/09 de 16 de Julho e nº5.0.0 – 429/09 de 8 de Outubro com aditamento do ofício-circular nº 5.0.0 – 339/10 de 7 de Julho, apresentam as orientações para a lecionação das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico.
No 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento crescente da Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC, proporcionou a criação de um Documento Orientador TIC - RAM - Fase Experimental (DoTIC), onde se definiram linhas orientadoras e a promoção da transversalidade com as restantes áreas curriculares.
Destina-se, sobretudo, aos Professores e Educadores que lecionam as Atividades de TIC em todas as escolas da RAM. A utilização deste documento pretende, também, definir uma normalização mínima de procedimentos ao nível da aprendizagem com as novas tecnologias, potenciando de forma gradual o que é preconizado pelo Sistema de Formação e de Certificação de Competências TIC de professores, que assenta nos princípios de aprofundamento e desenvolvimento das competências adquiridas e da sua integração no contexto profissional e na dupla perspetiva de validação e aquisição de novos conhecimentos funcionalizados à utilização pedagógica da TIC.
No final do Primeiro Ciclo do Ensino Básico os alunos deverão ter adquirido as aprendizagens presentes no documento.
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Na Educação Pré-Escolar as Tecnologias de Informação e Comunicação podem ser introduzidas em contexto escolar, como meio auxiliar do processo de ensino-aprendizagem.
Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, “ (…) as novas tecnologias de informação e comunicação são formas de linguagem com que muitas crianças contactam diariamente (…).” Esta situação verifica-se com muitas crianças que, hoje em dia, têm acesso e estão familiarizadas com os computadores em casa, tornando-se premente a sua integração em contexto de sala de aula e, de uma forma geral, em todas as atividades letivas.
A utilização das TIC na Educação Pré-Escolar vai proporcionar um novo dinamismo à prática pedagógica, conduzindo o educador a uma reflexão e análise das suas opções e práticas educativas, selecionando as que mais se adequem ao contexto e ao grupo de crianças.
“ (…) a utilização dos meios informáticos a partir da educação pré-escolar, pode ser desencadeadora de várias situações de aprendizagem, permitindo a sensibilização a um outro código, o código informático, cada vez mais necessário” e o qual “ (…) pode ser utilizado em expressão plástica e expressão musical, na abordagem ao código escrito e na matemática (…).” (1997:72 – “Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar).
Nas Escolas Básicas do 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar e nos Jardins-de-infância da Região Autónoma da Madeira, o ensino das TIC na Educação Pré-Escolar é de caráter facultativo, embora, cada vez mais, as instituições adiram ao projeto, implementando esta área no decorrer das atividades letivas.
Com o objetivo de apoiar e orientar a comunidade educativa neste processo, foi criada uma seção específica, nas Orientações Tecnológicas, Digitais e Computacionais na Região Autónoma da Madeira - As TIC na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, referente à implementação das TIC na Educação Pré-Escolar.
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Professores que se encontram a lecionar as seguintes atividades, nas escolas da Região Autónoma da Madeira:
- Integração das TIC nas Áreas Disciplinares no 1. Ciclo do Ensino Básico;
- Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC no 1.º Ciclo do Ensino Básico.