GMTE
  • Entrada
  • Projetos
    • Coordenação e Atividade TIC
    • CAP3R
    • Feira Tecnológica
    • Seguranet
    • Moodle Escolas
    • Ciências da Computação
    • E-Magic
    • Robot City
    • ECoS
    • RoboLoco
    • Arquivo
  • Recursos
    • CAP3R
    • Documentação
    • E-Magic
    • ECoS
    • Surfaces - 1ºCiclo
    • Região Incubadora
  • Plataformas
    • Comunidades
    • Moodle Escolas
  • Contactos
    • Apoio
    • Institucionais
    • Projetos
  1. Está em...  
  2. Entrada
  3. Projetos
  4. Arquivo
  5. Pré-ROM
Detalhes
Categoria: Arquivo

Pré-Rom

logo

A apresentação de informação num ecrã de computador oferece opções que não estão disponíveis na tradicional informação impressa (a animação, mudanças de cor, a criação de expectativa e de suspense, o tipo de interação que o utilizador desenvolve com a aplicação...). Assim, podemos afirmar que o hipermédia é um dos suportes mais adequados para veicular conceitos, informação, conteúdos, porque facilita o manuseamento da informação; consegue armazenar uma quantidade de conceitos que, a traduzir num documento impresso, faria dele um produto demasiado extenso e pouco manuseável, permitindo uma facilidade de acesso, quase instantânea, a pontos distantes da informação. Como tal, a Direção de Serviços de Investigação, Formação e Inovação Educacional, através de uma equipa de docentes do Núcleo das Tecnologias Educativas, propôs uma iniciativa, onde o hipermédia assume um papel fulcral: desenvolver e colocar à disposição de educadores de infância, pais, encarregados de educação e público, em geral, aplicações educativas digitais de interesse educativo. O enfoque do projeto resume-se em permitir acesso fácil, rápido e amplo a conteúdos programáticos abordados na Educação Pré-Escolar.

As aplicações multimédia reúnem um conjunto de recursos educativos, que pretendem proporcionar aos educadores de infância, pais e encarregados de educação a utilização de ferramentas de apoio, consulta e de exploração lúdica enquadradas nas diferentes Áreas de Conteúdo da Educação Pré-Escolar.

O projeto conta já com a construção de cinco aplicações educativas digitais. O Cão, o Gato, o Pássaro e o Peixe enquadram-se no primeiro pacote temático referente aos Animais Domésticos. O segundo pacote temático aborda os animais da quinta. A primeira aplicação multimédia refere-se aos Animais de Capoeira  (a galinha, o peru e o pato).

De um modo geral, os módulos das aplicações multimédia são constituídos por textos informativos sobre a alimentação, higiene e saúde dos animais em questão, histórias, imagens, vídeos, animações, jogos, som, música, propostas de atividades e fichas de trabalho.

As aplicações multimédia, nas abordagens que apresentam, em momento algum, pretendem esgotar-se em si mesmas, pelo contrário, são mais um recurso educativo onde os educadores de infância, pais e encarregados de educação se podem apoiar nas suas estratégias/ atividades educativas.

O projeto possibilita, aos demais interessados, o download gratuito das aplicações educativas e respetivo material gráfico, mediante registo no portal Pré-Rom, como também, disponibiliza recursos educativos digitais integrados nas referidas aplicações educativas digitais para consulta e exploração online.

 

Mais informações em https://teducativas.madeira.gov.pt/prored/

  • Pensarápido
  • STENCIL
  • Pré-ROM
  • Portefólio SRE
  • ProRed
    • Objetivos
    • Destinatários
    • Documento Orientador
    • Aplicações

prr



sre dre gmte

Política de Privacidade do GRM | Ponto de Contacto RGPD

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.