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- Categoria: Professores de TIC
Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC
O 1º Ciclo do Ensino Básico é um dos meios de socialização e de aquisição das primeiras competências linguísticas, cívicas, científicas e tecnológicas, onde se proporcionam aos alunos aprendizagens mais ativas e significativas.
Considerando o crescimento acentuado das Tecnologias de Informação e Comunicação e o papel que assumem como meio de desenvolvimento das crianças, o sistema educativo deve promover, nesta etapa escolar, atividades de enriquecimento curricular que incidam nos domínios científicos e das Tecnologias da Informação e Comunicação, onde imperam diversas possibilidades e meios de comunicação.
Na Região Autónoma da Madeira, a Secretaria Regional de Educação, enquanto promotora e parceira de várias iniciativas deste ambiente tecnológico, tornou-se pioneira a nível nacional na implementação das TIC em todos os níveis de ensino.
Assim, a Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC visa proporcionar situações de ensino-aprendizagem conducentes à aquisição e desenvolvimento de competências e atitudes no domínio das TIC, promovendo, igualmente, a transversalidade com as restantes áreas do conhecimento.
Os ofícios-circulares nº 5.0.0 – 320/09 de 16 de Julho e nº5.0.0 – 429/09 de 8 de Outubro com aditamento do ofício-circular nº 5.0.0 – 339/10 de 7 de Julho, apresentam as orientações para a lecionação das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico.
No 1º Ciclo do Ensino Básico, o desenvolvimento crescente da Atividade de Enriquecimento Curricular de TIC, proporcionou a criação de um Documento Orientador TIC - RAM - Fase Experimental (DoTIC), onde se definiram linhas orientadoras e a promoção da transversalidade com as restantes áreas curriculares.
Destina-se, sobretudo, aos Professores e Educadores que lecionam as Atividades de TIC em todas as escolas da RAM. A utilização deste documento pretende, também, definir uma normalização mínima de procedimentos ao nível da aprendizagem com as novas tecnologias, potenciando de forma gradual o que é preconizado pelo Sistema de Formação e de Certificação de Competências TIC de professores, que assenta nos princípios de aprofundamento e desenvolvimento das competências adquiridas e da sua integração no contexto profissional e na dupla perspetiva de validação e aquisição de novos conhecimentos funcionalizados à utilização pedagógica da TIC.
No final do Primeiro Ciclo do Ensino Básico os alunos deverão ter adquirido as aprendizagens presentes no documento.