Quando um filme é mais que uma fita
Professores e alunos envolvidos na produção cinematográfica? Sim, é possível e acontece na Região Autónoma da Madeira.
Esta é a primeira de três peças publicadas em Educatio Madeira sobre Educação para os media.![]()
O programa
Lançado no ano letivo de 2008/09, o programa EducaMedia perfez uma década e desenvolve, em colaboração direta com as escolas, projetos desafiantes e complementares de Educação para os media, com cada vez maior relevância.
Pela recente alteração do currículo dos ensinos básico e secundário, as artes, as ciências e tecnologias, o desporto e as humanidades assumem-se como estruturantes da matriz curricular das diversas ofertas educativas e formativas. Neste âmbito, a autonomia curricular das escolas obteve um renovado impulso legal, em que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm responsabilidades acrescidas, nomeadamente como suporte para aprendizagens transversais, que transcendem as de disciplina curricular.
«(…) a sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos, que serão jovens e adultos em 2030, para empregos ainda não criados, para tecnologias ainda não inventadas, para a resolução de problemas que ainda se desconhecem.»
Currículo dos ensinos básico e secundário (Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho)
A abordagem integrada do EducaMedia em relação às TIC, aos media e ao audiovisual — seja na formação de professores e alunos, seja na disponibilização de recursos, seja na introdução de métodos pedagógicos ou de formas de aprendizagem inovadores — enquadra-se nesta visão educativa.
A articulação e a complementaridade entre os projetos do EducaMedia contribuem para a inclusão social e para o exercício da cidadania.
O fulcro deste programa é o desenvolvimento da literacia em publicidade e nos media. Além da questão técnica e instrumental, procura-se dotar as crianças e os jovens com ferramentas que as ajudem a compreender e a interpretar a publicidade e a comunicação social, preparando-as para fazerem escolhas informadas e para desenvolverem o seu sentido crítico. Importa que compreendam e interpretem, adequadamente, as mensagens mediáticas que recebem, todos os dias, de diversas proveniências.
![]()
Os projetos
Qualquer temática educativa pode ser trabalhada por estes projetos numa escola. Desenvolver um plano de atividades no ‘TICultura’ ou projetar e analisar um filme emblemático em ‘Aprender com o Cinema’, participar em oficinas de cinema no ‘‘Festival de Audiovisual e Cinema Escolar — FACE’’ ou em cursos do ‘Aprende Online’, efetuar uma reportagem específica para a ‘TV escola’ ou produzir um programa de debate na ‘Webradio’, bem como editar um videograma de sensibilização em ‘Cinedesafios’, interligado com a temática anual do ‘Madeira Curtas’, são opções desafiantes.
As boas práticas nos projetos – alicerçadas na capacidade crítica e na criatividade, focadas na estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual – são reconhecidas com a certificação ‘Escola EducaMedia’.
A Transversalidade
O programa EducaMedia responde ainda a outras prioridades definidas no Currículo dos ensinos básico e secundário, como sejam a utilização de componentes de natureza regional e da comunidade local; a aquisição e o desenvolvimento de competências de pesquisa, avaliação, reflexão, mobilização crítica e autónoma de informação; a promoção de experiências de comunicação e expressão em língua portuguesa e em línguas estrangeiras; o exercício da cidadania ativa; ou o desenvolvimento do trabalho de projeto pelos alunos, enquanto autores.
Para conhecer melhor o programa, consulte o Referencial EDUCAmedia.
Peça retirada do educatio Madeira: https://medium.com/educatio-madeira/educamedia-73ca7df9d663
