JA Purity IV JA Purity IV
  • EDUCAmedia
    • Programa
  • Notícias
  • Projetos
    • TV Escola
    • Literacia Mediática e Publicidade
    • Aprender com o Cinema
    • Webradio
    • TICultura
    • CENA
    • Clube de Cinema, Vídeo e Multimédia
  • Plataformas
    • Equipa Teams EDUCAmedia
    • Aprende Online
  • Concursos e Festivais
    • Educação para os Media
    • Madeira Curtas
    • FACE
  • Certificação Escolar
    • Certificação
  • Inscrições
    • Projetos EDUCAmedia
    • Inscrição Concurso "Educação para os media"
  • Requisições
    • Recursos/guias didáticos
    • Equipamentos/Materiais e Serviços
    • Oficinas Educamedia
  • Contactos
    • Educamedia
JA Purity IV JA Purity IV
  • EDUCAmedia
    • Programa
      • Quando um filme é mais do que uma fita
      • Referencial EDUCAmedia 2024/25
  • Notícias
  • Projetos
    • TV Escola
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Finalidade
      • Fundamentação
      • Objetivos
      • Implementação
      • Recursos
      • Pioneiros no cinema
      • 1ª Projeção Cinematográfica
      • Filmografia
      • Etapas de um guião
    • Literacia Mediática e Publicidade
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Implementação
      • Desafios mensais
      • Media Smart
      • Linguagem do Audiovisual
        • Enquadramento
        • Ângulo de câmara
        • Movimentos de câmara
        • Perspectiva
        • Montagem
      • Cinema no tempo
      • Glossário de cinema
      • Video tutoriais
    • Aprender com o Cinema
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Implementação
      • Pequeno Jornalista
      • Livro "Aprender com o Cinema"
      • Requisição recursos / guias didáticos
    • Webradio
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Finalidade
      • Fundamentação
      • Objetivos
      • Recursos
      • Implementação
      • Webradios Escolares
    • TICultura
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • O que é o TICultura?
      • Fundamentação
      • Objetivos
      • Conteúdos a trabalhar
      • Implementação
      • Espaço TICultura (Campus)
    • CENA
      • Projeto
      • Objetivos
      • Implementação
      • Público-Alvo
      • Orientações - Flyer
      • Filmes concluídos
    • Clube de Cinema, Vídeo e Multimédia
      • Projeto
      • O que é Clube de Cinema, Vídeo e Multimédia
      • Objetivos
      • Planeamento do projeto
      • Avaliação de Atividades e Projetos
  • Plataformas
    • Equipa Teams EDUCAmedia
    • Aprende Online
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Implementação
      • Plataforma Educamedia - Aprende Online
      • Ficha de inscrição como autor
  • Concursos e Festivais
    • Educação para os Media
      • Projeto
      • O que é o concurso?
      • Regulamento
      • Formulário de Inscrição
      • Formulário de Entrega de trabalhos
      • Formulário de reserva de lugares Evento
      • Contactos
    • Madeira Curtas
      • Projeto
      • Cartaz de divulgação
      • Regulamento
      • Perguntas frequentes
      • Lista de vencedores
      • Formulário de inscrição Madeira Curtas
      • Formulário de entrega da Curta-Metragem
      • Plataforma Internacional do MC
    • FACE
      • Projeto
      • Objetivos
      • Orientações - Flyer
      • Projeto
  • Certificação Escolar
    • Certificação
      • Projeto
      • Orientações - Flyer
      • Vídeo promocional
      • Regulamento
      • Perguntas frequentes
      • Envio de trabalhos 2023/24
  • Inscrições
    • Projetos EDUCAmedia
    • Inscrição Concurso "Educação para os media"
  • Requisições
    • Recursos/guias didáticos
    • Equipamentos/Materiais e Serviços
    • Oficinas Educamedia
  • Contactos
    • Educamedia

Fundamentação

O conceito de Educação para a Cultura é hoje um elemento fundamental no desenvolvimento do processo educativo e tem sido, de resto, debatido na maioria dos países europeus. As crianças, sob o ponto de vista das aprendizagens, estão confinadas a um contexto educacional quase exclusivamente orientado aos programas curriculares, não os articulando convenientemente com uma dimensão cultural que lhes permita uma formação integral e mais abrangente.

Deste modo, a Escola é atualmente colocada perante o desafio de conseguir um equilíbrio entre uma educação para a cultura e o trabalho curricular mais formal. Para este desígnio, a associação do uso das TIC e da dimensão Multimédia em contexto educativo configura hoje um elemento da maior relevância, na medida em que estas, ao integrarem o ambiente de aprendizagem, possibilitam não só o acesso mas também a produção de informação (Ponte, 2002). Além disso, tornam-no muito mais atrativo e interativo, adaptado portanto às exigências de uma comunidade educativa que adota procedimentos pedagógicos e metodológicos marcados por uma dimensão tecnológica considerável (Cunska & Savicka, 2012).

Atualmente, os alunos, a partir da utilização das TIC/Multimédia são incentivados a descobrirem significados e conhecimentos por eles próprios, operando um desenvolvimento pessoal de descobertas e aprendizagens muito relevantes; um contexto com o qual, de resto, estão já de alguma forma familiarizados, considerando a significativa componente tecnológica que existe na sociedade e na Escola, configurando uma realidade muito diferente daquela que acolheu a geração que hoje atua como seus professores. Assim, as TIC/Multimédia constituem presentemente um elemento fundamental no apoio às aprendizagens e no desenvolvimento de capacidades específicas, sendo também essenciais sob o ponto de vista do desenvolvimento humano, concretamente na evolução de ordem social, cultural, lúdica, cívica e profissional (Ponte, 2002).

A implementação do projeto Educamedia - Educação para a Cultura, tem enfoque precisamente nesta perspetiva, ou seja, potenciar e aprofundar o uso dos elementos TIC/Multimédia para a promoção dos estudos sobre cultura. Além disso responde a uma necessidade de aproximação entre as dimensões cultural e educativa. Note-se que, nos últimos anos se verificou um significativo investimento público nos sistemas da educação e da cultura, contudo, os estudos evidenciam uma realidade preocupante sobre a inexistência de uma interligação entre ambos os sistemas, ou seja, a Europa Ocidental tem boas escolas, equipadas com bons materiais das TIC, tem também as mais importantes instituições culturais, com significativas atividades na área, mas a interação entre ambos os sistemas continua a ser pouco expressiva (Nery, 2009).

TICultura

  • Projeto
  • Orientações - Flyer
  • O que é o TICultura?
  • Fundamentação
  • Objetivos
  • Conteúdos a trabalhar
  • Implementação
  • Espaço TICultura (Campus)
Educamedia
Movers Cleveland

Este website utiliza cookies para garantir que obtém a melhor experiência no nosso website.
Ok