Perguntas frequentes
1. Olá! O que é "Escola Educamedia?
Bem-vindo! “Escola Educamedia” consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas, através da participação nos projetos do programa Educamedia, relativamente aos media e audiovisuais que levem à estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual, tendo como finalidade a formação de alunos e professores tecnologicamente competentes e artisticamente criativos.
2. Como é que posso inscrever a minha escola para a obtenção da Certificação "Escola Educamedia?
A inscrição no projeto "Escola Educamedia" é feita através do site do programa Educamedia, mais concretamente https://teducativas.madeira.gov.pt/educamedia/
3. Quais são os benefícios para a Escola em se inscrever no projeto?
Uma das vantagens interessantes deste projeto consiste no facto de cada escola passar a pertencer à comunidade de trabalho Educamedia, estabelecendo-se assim laços entre as escolas, através da partilha de saberes e conteúdos audiovisuais, além de outras iniciativas e atividades propostas pelo projeto, tais como: formações, reuniões gerais, intercâmbio entre escolas, Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE), concurso de curtas-metragens (CCM), sessões de cinema, entre outras. Para além deste aspeto, a escola beneficiará de todo o apoio técnico e em termos de equipamentos para a concretização dos seus projetos.
4. Que conhecimentos, capacidades e competências que os professores e alunos podem adquirir?
Este projeto visa fornecer competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente à comunicação, artes e design. São objetivos deste projeto a transmissão de competências que permitam às escolas ter capacidade, ou estarem habilitadas para a produção audiovisual e multimédia em vários aspetos e para a educação para os media.
5. Fiz a inscrição e agora o que tenho que fazer?
Após a inscrição e, antes do início do trabalho prático, a equipa coordenadora do projeto dará orientações e reunirá com os intervenientes, caso se verifique necessidade. Serão também disponibilizados vídeos tutoriais, documentos de apoio e ainda a possibilidade de apoio online. As escolas participantes terão a possibilidade de frequentar ações de formação orientadas para a produção audiovisual, adquirindo assim competências para a execução dos trabalhos com sucesso.
6. Queria obter classificação máxima para a minha escola, o que necessito?
A certificação é atribuída por ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência. As restantes categorias terão acesso a um diploma de participação com indicação da sua classificação. Seguem os elementos necessários para cada classificação:
Classificação A – 5 Produtos obrigatórios
- 1 Curta-metragem;
- 1 Técnica de animação, edição ou filmagem;
- 1 Noticiário, reportagem ou documentário;
- 1 Spot publicitário;
- 1 Vídeo de atividades escolares/didático.
Classificação B
- 4 produtos diversificados.
Classificação C
- 3 produtos diversificados.
Classificação D
- 2 produtos diversificados.
Nota: Os produtos diversificados devem ser selecionados entre os 5 produtos obrigatórios da classificação A.
7. Já fiz um trabalho, já posso submeter?
Sim, os trabalhos devem ser submetidos para aprovação através de e-mail para
8. Submeti os 5 produtos audiovisuais/multimédia obrigatórios e obtive aprovação, como posso ter o certificado para a minha escola?
É esse o espírito! A atribuição do certificado só acontece quando uma escola atinge a classificação A, onde demonstrou ser uma escola competente e habilitada para a produção conteúdos audiovisuais e multimédia e para a educação para os media, passando a ser uma Escola Educamedia. Após a aprovação de todos os produtos da classificação A, é agendada uma cerimónia de entrega do certificado (emoldurado) juntamente com o selo do ano letivo a que se refere, a expor numa parede da escola visível para toda a comunidade escolar. Contará com presença da coordenação do projeto, das entidades competentes do meio escolar e representantes da Secretaria Regional de Educação.
Se a escola conseguir manter a classificação A, ao longo de três anos letivos consecutivos, será premiada e é alterado o selo no último ano passando a ser uma escola de referência do programa Educamedia a nível Regional.
Entra no Mundo do audiovisual e Multimédia!