Regulamento
Certificação EDUCAmedia - Produção Audiovisual Escolar (PAE)
O projeto ESCOLA EDUCAmedia, promovido pela Direção Regional de Educação (DRE), através da Direção de Serviços de Tecnologia e Ambientes Inovadores de Aprendizagem (DSTAIA), no âmbito do programa EDUCAmedia, visa o desenvolvimento de trabalhos com base em duas grandes dimensões: produção audiovisual/multimédia e educação para os media. Esta iniciativa consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas, através da participação em atividades do programa EDUCAmedia.
1- QUE É “ESCOLA EDUCAMEDIA”?
VANTAGENS PARA A ESCOLA
“ESCOLA EDUCAmedia” consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas, através da participação nos projetos do programa EDUCAmedia, no domínio dos media e audiovisuais, no sentido de desenvolver as competências para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual, tendo como finalidade a formação de alunos e professores tecnologicamente competentes e artisticamente criativos.
A proposta consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que contribua para a melhoria da capacidade de analisar e questionar criticamente a informação veiculada pelos media, promover a criatividade e desenvolver a aptidão para a criação de conteúdos audiovisuais junto da escola e da comunidade.
A concretização das atividades propostas é avaliada e reconhecida através da atribuição de um certificado de excelência EDUCAmedia, e do respetivo selo, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade.
Ao integrar este projeto, cada escola passa a pertencer à comunidade de trabalho EDUCAmedia, que inclui a partilha de saberes e conteúdos audiovisuais, além de outras iniciativas e atividades propostas pelo projeto, designadamente, formações, reuniões gerais, intercâmbio entre escolas, Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE), Concurso de Curtas-Metragens (CCM), sessões de cinema, entre outras. Para a concretização dos seus projetos, a escola beneficia ainda de apoio técnico em termos de equipamentos.
Outras vantagens:
1. Aferir o nível da escola, a nível regional, em termos de competências audiovisuais e multimédia.
2. Ter acesso a um conjunto de recursos, ferramentas, espaços e equipamentos, além de orientações e apoio técnico audiovisual, multimédia e de educação para os media.
3. Partilhar os seus produtos e práticas escolares nesta área com outras escolas e envolver toda a comunidade educativa.
4. Divulgar nos canais EDUCAmedia, e em eventos realizados para o efeito, o trabalho produzido.
2 - OBJETIVOS
CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Este projeto visa desenvolver competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais nos domínios da comunicação, artes e design.
São objetivos deste projeto a aquisição de competências que habilitem as escolas para a produção audiovisual e multimédia e para a educação para os media, nomeadamente:
- Suscitar o interesse pela história e cultura da RAM, recorrendo à produção audiovisual de conteúdos de caráter regional;
- Promover a interação e reflexão crítica sobre os trabalhos elaborados;
- Potenciar o uso das TIC/Multimédia em contexto educativo;
- Promover o trabalho colaborativo em contexto escolar;
- Realizar ações de formação, proporcionando aprendizagens significativas através da manipulação de imagens e sons, utilizando os meios necessários;
- Promover uma educação para os media e capacitar os alunos para a descodificação de discursos mediáticos;
- Desenvolver a criatividade e incentivar para a produção de conteúdos audiovisuais.
- Contribuir para a redução do insucesso e abandono escolar com iniciativas que captem o interesse dos alunos.
A concretização destes objetivos materializa-se através de diversas atividades, designadamente:
- Realização e produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos (curtas-metragens, spots publicitários, documentários, noticiários escolares, entre outros);
- Fotografia, iluminação e imagem;
- Operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica;
- Pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia;
- Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos;
- Produção e realização de projetos de animação;
- Descodificação de discursos mediáticos;
- Promoção e partilha de produtos audiovisuais e multimédia.
A certificação envolve duas áreas de capacitação, cinema e multimédia, estando a educação para os media inerente nestas áreas.
3 - PLANEAMENTO DO PROJETO
O projeto “Escola Educamedia” contempla o desenvolvimento de duas vertentes: produção audiovisual/multimédia e educação para os media.
3.1. EXECUÇÃO DO PROJETO/METODOLOGIAS
A obtenção da certificação implica, por parte das escolas, a participação em atividades do EDUCAmedia, devidamente apoiada pela equipa de coordenação EDUCAmedia.
A coordenação do projeto assegura a orientação e o apoio necessário no que concerne às ferramentas TIC, aos procedimentos, trabalhos a desenvolver e utilização de equipamentos e espaços.
A coordenação do projeto garante igualmente, após a inscrição, o envio de orientações, a calendarização de reuniões de esclarecimento, sempre que se justifique, assim como a disponibilização de vídeos tutoriais, documentos de apoio e, eventualmente, apoio online.
As escolas participantes poderão ainda frequentar ações de formação orientadas para a produção audiovisual, adquirindo assim competências para a execução dos trabalhos com sucesso.
3.2. NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO
A certificação é atribuída por ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência. As restantes categorias terão acesso a um diploma de participação com indicação da sua classificação.
A coordenação do projeto valoriza cinco produtos essenciais para aquisição de competências na área de produção audiovisual e multimédia, que são:
- Curta-metragem;
- Técnica de animação, edição ou filmagem;
- Noticiário, reportagem ou documentário;
- Spot publicitário / Vídeo promocional;
- Vídeo de atividades escolares/didático.
No que concerne à criação de curta-metragem, a mesma deverá enquadrar-se no Concurso de Curtas-Metragens (CCM) EDUCAmedia.
A técnica de animação/edição/filmagem assenta no projeto CENA, o qual, mensalmente, lança desafios relativos a técnicas de animação, edição e captação.
Os restantes produtos estão enquadrados no projeto TV escola, que promove o envolvimento da comunidade educativa na produção de programas e conteúdos pedagógicos de teor informativo, de entretenimento e publicidade.
Nota: A classificação máxima poderá igualmente considerar o envolvimento da comunidade escolar em trabalhos diversificados, ou seja, caso falte um produto, a escola poderá ainda obter a Certificação pelo trabalho realizado na sua globalidade.
Seguem os elementos necessários para cada classificação:
Classificação A – 5 Produtos essenciais
- 1 Curta-metragem;
- 1 Técnica de animação, edição ou filmagem;
- 1 Noticiário, reportagem ou documentário;
- 1 Spot publicitário;
- 1 Vídeo de atividades escolares/didático.
Classificação B
- 4 produtos diversificados.
Classificação C
- 3 produtos diversificados.
Classificação D
- 2 produtos diversificados.
Nota: Os produtos diversificados devem ser selecionados entre os 5 produtos obrigatórios da classificação A.
3.3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos devem ser submetidos através seguinte formulário: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/trabalhos, ou através do endereço eletrónico
3.4. ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO
Aos estabelecimentos de educação e ensino que obtenham a classificação A será atribuído o Certificado Escola EDUCAmedia, que reconhece competência e habilitação para a produção de conteúdos audiovisuais e multimédia e para a educação para os media.
A cerimónia de entrega do Certificado Escola EDUCAmedia (classificação A) e respetivo o selo, conta com a presença da coordenação do projeto, de entidades competentes e representantes da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. O respetivo certificado deverá ser exposto numa parede da escola, visível para toda a comunidade escolar.
A obtenção da classificação A durante 3 anos consecutivos permite a distinção do estabelecimento de educação e ensino com o prémio regional Escola de referência do programa EDUCAmedia.