Regulamento
Certificação Educamedia - Produção Audiovisual Escolar (PAE)
O documento que se apresenta constitui um projeto – ESCOLA EDUCAMEDIA –, promovido pela Direção Regional de Educação (DRE), inserido no programa Educamedia.
Este projeto visa o desenvolvimento de trabalhos com base em duas grandes dimensões: produção audiovisual/multimédia e educação para os media. Constitui a certificação de práticas competentes através da participação em atividades inerentes aos projetos do programa Educamedia.
1- QUE É “ESCOLA EDUCAMEDIA”?
BENEFÍCIOS PARA A ESCOLA
“Escola Educamedia” consiste na certificação de práticas adotadas pelas escolas, através da participação nos projetos do programa Educamedia, relativamente aos media e audiovisuais que levem à estimulação dos alunos para a descodificação de discursos mediáticos e para a produção audiovisual, tendo como finalidade a formação de alunos e professores tecnologicamente competentes e artisticamente criativos.
A proposta às escolas consiste na adoção de uma metodologia de trabalho baseada na definição de cada projeto que, articulando com as atividades propostas, contribua para uma melhoria da capacidade crítica relativamente à informação mediática, da criatividade e aptidão para a criação de conteúdos audiovisuais da escola e da comunidade.
A execução com sucesso das atividades propostas é reconhecida através da atribuição de um certificado de excelência Educamedia, acompanhado de um selo referente ao ano letivo, que certifica a existência, naquela escola, de uma educação para os media e de uma produção audiovisual consciente, criativa e de qualidade.
Uma das vantagens interessantes deste projeto consiste no facto de cada escola passar a pertencer à comunidade de trabalho Educamedia, estabelecendo-se assim laços entre as escolas, através da partilha de saberes e conteúdos audiovisuais, além de outras iniciativas e atividades propostas pelo projeto, tais como: formações, reuniões gerais, intercâmbio entre escolas, Festival de Audiovisual e Cinema Escolar (FACE), concurso de curtas-metragens (CCM), sessões de cinema, entre outras. Para além deste aspeto, a escola beneficiará de todo o apoio técnico e em termos de equipamentos para a concretização dos seus projetos.
Outros benefícios:
1. Saber em que nível se encontra a sua escola em termos de competências audiovisuais e multimédia a nível regional.
2. Ter acesso a um conjunto de recursos, ferramentas, espaços e equipamentos, além de orientações e apoio técnico audiovisual, multimédia e de educação para os media.
3. Partilhar os seus produtos e práticas escolares nesta área com outras escolas e envolver toda a comunidade educativa.
4. Ter reconhecimento do trabalho produzido através da divulgação nos canais do Educamedia e em eventos realizados para o efeito, com possibilidade dos trabalhos serem premiados.
2 - OBJETIVOS
CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
Este projeto visa fornecer competências aos alunos e professores na área da produção e realização audiovisual e multimédia, a nível conceptual e prático, proporcionando a aquisição de aptidões genéricas fundamentais relativamente à comunicação, artes e design.
São objetivos deste projeto a transmissão de competências que permitam às escolas ter capacidade, ou estarem habilitadas para a produção audiovisual e multimédia em vários aspetos e para a educação para os media, tais como:
- Realização e produção de projetos fílmicos, televisivos e videográficos (curtas-metragens, spots publicitários, documentários, noticiários escolares, entre outros);
- Fotografia, iluminação e imagem;
- Operações de câmara em tecnologia fílmica e videográfica;
- Pós-produção áudio, captação de som e sonoplastia;
- Pós-produção e composição visual em projetos fílmicos, televisivos e videográficos;
- Produção e realização de projetos de animação;
- Descodificação de discursos mediáticos;
- Promoção e partilha de produtos audiovisuais e multimédia.
Além destas competências e tendo em conta a natureza do presente projeto, realçando obviamente a componente prática, traçou-se um conjunto de objetivos que seguidamente se apresentam:
- Suscitar o interesse pela história e cultura da RAM, recorrendo à produção audiovisual de conteúdos de caráter regional;
- Promover a interação e reflexão crítica sobre os trabalhos elaborados;
- Potenciar o uso das TIC/Multimédia em contexto educativo;
- Promover o trabalho colaborativo em contexto escolar;
- Realizar ações de formação, proporcionando aprendizagens significativas através da manipulação de imagens e sons, utilizando os meios necessários;
- Promover uma educação para os media e capacitar os alunos para a descodificação de discursos mediáticos;
- Desenvolver a criatividade e incentivar para a produção de conteúdos audiovisuais.
- Contribuir para a redução do insucesso e abandono escolar com iniciativas que captem o interesse dos alunos.
A certificação envolve duas áreas de capacitação, cinema e multimédia, estando a educação para os media inerente nestas áreas.
3 - PLANEAMENTO DO PROJETO
O projeto “Escola Educamedia” contempla o desenvolvimento de duas vertentes: produção audiovisual/multimédia e educação para os media.
3.1. EXECUÇÃO DO PROJETO/METODOLOGIAS
As escolas que desenvolverem o projeto para obterem a certificação terão que participar em algumas atividades do Educamedia, contando assim com apoio da equipa Educamedia na sua realização.
Relativamente a ferramentas TIC a utilizar, procedimentos, trabalhos e utilização de equipamentos e espaços, haverá por parte da coordenação do projeto um trabalho de orientação, sugestão e estruturação de todas as dimensões envolvidas para a sua execução.
Após a inscrição e, antes do início do trabalho prático, a equipa coordenadora do projeto dará orientações e reunirá com os intervenientes, caso se verifique necessidade. Serão também disponibilizados vídeos tutoriais, documentos de apoio e ainda a possibilidade de apoio online.
As escolas participantes terão a possibilidade de frequentar ações de formação orientadas para a produção audiovisual, adquirindo assim competências para a execução dos trabalhos com sucesso.
3.2. NÍVEIS DE CLASSIFICAÇÃO
A certificação é atribuída por ano letivo. Existem quatro níveis de classificação que vão de A a D, sendo que o nível A representa classificação máxima, com direito a Certificado e Selo de Excelência. As restantes categorias terão acesso a um diploma de participação com indicação da sua classificação.
A coordenação do projeto valoriza cinco produtos essenciais para aquisição de competências na área de produção audiovisual e multimédia, que são:
- Curta-metragem;
- Técnica de animação, edição ou filmagem;
- Noticiário, reportagem ou documentário;
- Spot publicitário / Vídeo promocional;
- Vídeo de atividades escolares/didático.
A curta-metragem, de preferência, enquadra-se no concurso de curtas-metragens Educamedia.
A técnica de animação/edição/filmagem assenta no projeto Cinedesafios, no qual, mensalmente são lançados desafios mensais sobre diferentes técnicas de animação, edição e captação.
Os restantes produtos estão enquadrados no projeto TV escola, que pretende envolver a comunidade educativa na produção de programas e conteúdos pedagógicos, tais como: informativo, entretenimento e publicidade.
Nota: Para a classificação máxima, poderá ter-se em conta a envolvência da comunidade escolar e trabalhos diversificados, ou seja, no caso de faltar um produto, poderá na mesma atingir o Certificação pelo trabalho realizado na escola.
Seguem os elementos necessários para cada classificação:
Classificação A – 5 Produtos essenciais
- 1 Curta-metragem;
- 1 Técnica de animação, edição ou filmagem;
- 1 Noticiário, reportagem ou documentário;
- 1 Spot publicitário;
- 1 Vídeo de atividades escolares/didático.
Classificação B
- 4 produtos diversificados.
Classificação C
- 3 produtos diversificados.
Classificação D
- 2 produtos diversificados.
Nota: Os produtos diversificados devem ser selecionados entre os 5 produtos obrigatórios da classificação A.
3.3. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos devem ser submetidos para aprovação através de e-mail para
3.4. ATRIBUIÇÃO DO CERTIFICADO
A atribuição do certificado só acontece quando uma escola atinge a classificação A, onde demonstrou ser uma escola competente e habilitada para a produção conteúdos audiovisuais e multimédia e para a educação para os media, passando a ser uma Escola Educamedia.
Após a aprovação de todos os produtos da classificação A, é agendada uma cerimónia de entrega do certificado (emoldurado) juntamente com o selo do ano letivo a que se refere, a expor numa parede da escola visível para toda a comunidade escolar. Contará com presença da coordenação do projeto, das entidades competentes do meio escolar e representantes da Secretaria Regional de Educação.
Se a escola conseguir manter a classificação A, ao longo de três anos letivos consecutivos, será premiada e é alterado o selo no último ano passando a ser uma escola de referência do programa Educamedia a nível Regional.