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A
Acção - Termo utilizado para descrever a função do movimento que acontece diante da câmara.
Anamórfico - Processo de gravação de imagens em DVD através do qual cada frame é horizontalmente comprimida no DVD. Durante a leitura, a imagem é harmoniosamente expandida para uma apresentação nas proporções correctas. Este processo de restauro pode ser feito no leitor de DVD ou na televisão, electronicamente em ambos os casos. Este método é geralmente aplicado para a visualização de filmes em televisões widescreen. O processo mais comum de anamorfismo é o CinemaScope, que oferece uma compressão/expansão de 2:1
Ângulo - Posição a partir da qual se capta uma determinada imagem.
Animação - Criação da ilusão de movimento através da sequencialização de desenhos ou fotografias.
Argumento - História ou assunto de que trata o filme. Pode ser original ou adaptado de uma obra já existente.
B
Back projection - Técnica de cinema que consiste em projectar por trás de uma cena outra imagem já existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa a falar num estúdio com imagens de uma paisagem correndo por trás.
Biopic - Biografia cinematográfica de um personagem célebre.
C
Câmara lenta - Filmagem a mais imagens por segundo do que é normal, para que os movimentos das pessoas pareçam lentos na projecção.
Câmara subjectiva - Procedimento narrativo que consiste em fazer coincidir o ponto de vista do espectador com o dos olhos do personagem.
Cameo - Aparecimento muito breve de algum personagem famoso (actor ou não) no filme, como convidado, às vezes, interpretando-se a si mesmo.
Campo - Porção de espaço abrangido pela objectiva, limitado pelo enquadramento.
Casting - Selecção dos actores mais adequados para interpretar um filme.
Cena - Parte claramente identificável de um evento, normalmente num único lugar e num único lapso de tempo.
Cinerama - Processo que utiliza, na projecção, três películas, três projectores e três ecrãs, a fim de se obter uma imagem ultra panorâmica.
CinemaScope - Também chamado "Scope", é o mais popular dos formatos chamados "panorâmicos" em 35 mm . Utiliza uma lente "anamórfica", na filmagem e na projecção, com formato igual a 1:2,35.
Claquete - Quadro de madeira com régua móvel, que constitui a chave do sincronismo de um filme e do respectivo som.
Contracampo - Plano tirado do ponto de vista oposto ao anterior, utilizado por exemplo num diálogo entre personagens.
Contrapicado - Plano filmado de baixo para cima.
Cópia - Positivo mudo de imagem que serve para o trabalho de montagem. Quando a cópia já tem som, chama-se cópia síncrona.
Corte - Ordem dada pela realizador durante ou no fim de um plano (ou "take") para parar tudo o que acontecia. O corte é um ponto de transição entre dois planos.
Curta-metragem - Filme que dura menos de 30 minutos.
D
Definição - Impressão que se tem de clareza de pormenores ao observar uma imagem.
Distância de câmara - Distância aparente da câmara relativamente ao assunto filmado (ver plano).
Distribuidor - Pessoa ou empresa que faz de intermediário entre o produtor do filme e o projeccionista que o projecta.
Dobragem - Processo de gravação ou regravação do som, em sincronismo com a imagem, após a montagem do filme. Também é a substituição do idioma original, por outro.
Documentário - Filme que consiste em registar lugares e personagens reais, que dão testemunho da sua experiência ou a vivem simultaneamente durante a filmagem.
Duplo - Profissional que substitui algum dos protagonistas nas cenas que representam um certo risco para a sua integridade física.
E
Efeito especial - Qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação), fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de gerar uma imagem especialmente modificada da realidade, dramatizando a intenção de comunicação desejada.
Elipse - Omissão de uma acção porque o espectador a pode deduzir pelo contexto, o porque convém ocultar-lhe a informação, com um propósito narrativo.
Elenco - Conjunto de actores seleccionados.
Encadeado - Processo óptico ou electrónico fazer desaparecer gradualmente uma imagem, ao mesmo tempo que outra vai aparecendo sobreposta, acabando por ficar só, quando se extingue a primeira.
Enquadramento - Resultado de demarcar um espaço ou personagens com uma determinada disposição da câmara.
F
Figurante - cada um dos personagens que intervêm num filme sem nenhuma participação individual e decisiva na trama, sem diálogo ou com um diálogo mínimo.
Flashback - Processo narrativa que consiste em mostrar em imagens de algum facto que aconteceu num tempo anterior; às vezes é uma cena muito breve, mas outras, ocupa a maior parte do filme. Menos frequente é o flashforward, que mostra brevemente - em forma de premonição -, factos correspondentes a um tempo futuro.
Flashforward - Ver flashback.
Folha de sequência - É preenchida, uma por cada plano, pela anotadora. Este trabalho vai ser importante na fase de montagem, para trabalhar o filme copiado. Além de descrever as posições dos actores e os diálogos, nela se anota também qual das versões de cada plano é a melhor.
Formato - Define a largura do filme. Há-os de 70 milímetros, 35, 16 e 8.
Fotograma - Cada uma das imagens que formam um filme. Tradicionalmente, o cinema necessita de ser projectado em vinte e quatro fotogramas por segundo para criar a ilusão de movimento.
Fundido - Processo óptico ou electrónico de provocar o desaparecimento gradual da imagem que se vê no ecrã. Pode ser feito por "fade out" (a imagem vai obscurecendo lentamente, até que todo o ecrã aparece negro) ou "fade in" (a imagem aparece gradualmente a partir do negro); habitualmente, utiliza-se para indicar a passagem do tempo. No fundido encadeado, a imagem desaparece gradualmente, a medida que aparece a posterior.
G
Gag - Situação curta que procura provocar o riso, mediante o efeito surpresa, utilizando uma imagem ou um diálogo.
Genérico - Colocado no princípio ou no fim ou logo a seguir a uma sequência introdutória, é uma lista dos responsáveis criativos e técnicos intervenientes num filme.
Género - Conjunto de filmes que partilham uma série de características referentes ao lugar onde decorre a acção, aos temas que aborda ou ao efeito que tenta provocar no público (ex. o género histórico).
Guião - Narração sequencial do filme, incluindo as personagens, a descrição dos ambientes, do guarda-roupa, etc.
L
Legendas - Diálogos impressos na parte inferior do ecrã com a tradução do idioma original.
M
Mac Guffin - Termo utilizado por Alfred Hitchcock e que se refere ao elemento que é muito importante para as personagens do filme, e as faz entrar em acção, mas que é absolutamente irrelevante para o espectador.
Montagem - Processo pelo qual o filme é organizado segundo um todo coerente, de acordo com a forma narrativa prevista na planificação.
Movimentos da câmara - Um movimento real ou simulado da câmara relativamente a um objecto: movimento lento através de uma cena; acompanhamento de um objecto que se move; utilização do "zoom" para aproximar ou afastar um objecto, "travelling".
Moviola - Máquina utilizada na montagem de filmes; nela são organizadas, seleccionadas, emendadas e avaliadas as cenas e sequências dos filmes tendo em vista a montagem final.
O
Objectiva - Associação de lentes dispostas no interior de um corpo cilíndrico, através das quais se capta a imagem, para registá-la. Os três grandes grupos em que se dividem são: grande-angular, normal e teleobjectiva.
P
Panorâmica - Movimento lateral da câmara sobre o seu próprio eixo, com finalidades descritivas.
Picado - Plano filmado de cima para baixo. Também conhecido por "plongé".
Plano - Unidade de montagem, de duração e de dimensões variáveis, rodada num único "take". O plano panorâmico inclui um grande espaço em que se integram pessoas e objectos. O plano americano consiste em focar um ou mais personagens até dois terços do corpo. O primeiro plano ocupa todo o ecrã com a cara de uma pessoa. O plano de pormenor aproxima-se ainda mais, e concentra-se num fragmento mais pequeno do corpo de uma pessoa, ou um objecto pequeno visto com grande proximidade.
Ponte - Porção de música que, estando num plano, vai ainda sobrepor-se no plano seguinte, constituindo por isso um a ligação sonora de dois planos.
Pós-produção - Processo que inclui tudo aquilo que se acrescenta a um filme uma vez concluída a rodagem - montagem, música, efeitos sonoros, efeitos visuais...
Produtor - Responsável pela gestão económica do financiamento de um filme e pela mobilização dos profissionais que devem intervir em todo o processo, desde os preparativos, até à edição de cópias. Entre os seus colaboradores mais directos, contam-se o produtor executivo, encarregado de obter o financiamento, o produtor associado e o chefe de produção, que fazem um acompanhamento diário do desenvolvimento da rodagem.
Profundidade de campo - A totalidade do espaço focado que a câmara capta de forma clara e nítida.
Projeccionista- Pessoa ou empresa que mostra os filmes aos espectadores numa sala.
R
Raccord - Continuidade entre os elementos que integram um plano e os que se lhe seguem, dentro de uma mesma sequência; por exemplo, a roupa dos actores, a iluminação ou um objecto recolhido com a mão esquerda ou com a direita.
Remake - Nova versão de um filme anterior.
Rodagem - Processo de filmagem dos diferentes planos que, uma vez montados, formarão um filme.
S
Sequela - Continuação de um filme de êxito que retoma os mesmos personagens, ou a alguns deles, preferentemente interpretados pelos mesmos actores, mas não necessariamente.
Sequência - Sucessão de planos que desenvolvem uma acção ao longo de um período de tempo ininterrupto e num mesmo espaço. Se na a sequência não se produz qualquer corte ou mudança de plano, trata-se de um plano sequência.
Slapstick - Género humorístico baseado no encadeamento
ininterrupto de piadas visuais muito físicas, preferentemente quedas, perseguições...
Sleeper - Filme que se converteu num grande êxito de bilheteira de forma inesperadamente superior às previsões.
Story-board - Desenho esquemático de todos os planos que formarão o filme, de aspecto parecido a uma história de banda desenhada, a que recorrem alguns realizadores como referente e guia no momento de rodar.
T
Take - Designação que se dá a cada tomada de imagens ou de som.
Thriller - Filme que procura despertar a emoção, a tensão e o suspense a partir da narração de algum facto criminal ou judicial.
Trailer - Filme publicitário curto anunciando uma próxima apresentação cinematográfica.
Travelling - Movimento de câmara, normalmente lateral ou circular, que se consegue com carris. Às vezes faz-se levando a câmara na mão para transmitir sensação de espontaneidade ou de instabilidade.
V
Velocidade de filmagem e projecção - Número de imagens filmadas ou projectadas por segundo (24 no cinema, 25 na televisão).
Z
Zoom - Lente de distância focal variável que se utiliza para dar a sensação de aproximação ou de afastamento a um objecto ou a um personagem, sem mover a câmara e sem desfocar.
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Planos e Regras de Enquadramento
Planos
Planos e Ângulos
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Montagem ou edição é um processo que consiste em seleccionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado.
Para fazer essa passagem de um plano para o outro, pode-se utilizar um simples corte – cut – ou utilizar uma pontuação mais subtil e adequada à narrativa. Dessa forma, o encadeado mostra-nos a imagem do próximo plano sem que desapareça totalmente a imagem do plano anterior. Pode durar apenas frames, segundos ou mostrar-nos as duas imagens sobrepostas durante um tempo bastante sensível e então comunicar-nos uma sensação de grande suavidade. Esta suavidade pode ter um sabor ainda mais subtil se o jornalista conseguir estabelecer uma ligação estética entre as duas imagens.
O fundido, que é empregue para grandes divisões. Obtêm-se com o escurecimento (fad out) ou clareamento (fad in). Os fundidos marcam, geralmente, lapsos de tempo e permitem recordar acontecimentos do passado ou sonhos.
Outra técnica de pontuação é a cortina que é, geralmente empregue para uma mudança no espaço com simultaneidade de tempo. A cortina consiste em substituir uma imagem por outra por meio de uma linha que atravessa o ecrã. O espectador tem a impressão de que a imagem é pouco a pouco arrastada para o lado para ser substituída por outra.
Quando se “colam” os planos filmados, ou seja quando se faz montagem, tem de se seguir determinadas técnicas e regras. È necessário que os planos permitam continuidade ou, como lhe chamam os especialistas raccord.
O raccord faz a perfeita ligação entre dois planos sucessivos. Temos assim o simple raccord de objectos e acessórios, de gestos ou direcções, do ângulo de filmagem e do som. O raccord é, portanto, o elemento de continuidade fílmica.
O espírito do argumento será o assunto tratado pelo jornalista ou repórter. Este será comunicado ao espectador através de um fluxo de imagens visuais e sonoras que possuirão um significado, tanto individualmente como no seu conjunto.
O jornalista ou repórter terá de seleccionar as imagens que, juntamente com outras, proporcionem a melhor forma de comunicar o assunto da peça. Cada imagem é uma ideia, cada cena uma sucessão de ideias que, uma vez montadas, dão à narrativa uma fluidez lógica e aprazível.
Os planos devem ser vistos como fragmentos de uma única continuidade que facilite ao espectador a compreensão fundamental de uma cena e lhe dê possibilidade de a relacionar com as estruturas significantes apresentadas noutras.
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A perspectiva a nível da visão é um aspecto da percepção visual do espaço e dos objectos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador.
A perspectiva é determinada pela distância focal da objectiva e permite aproximar ou afastar o objecto filmado sem que haja deslocação no espaço físico. Assim, através do zoom in o olhar do espectador aproxima-se do indivíduo ou objecto (400/500 mm), enquanto o zoom out afasta o objecto e criam maior perspectiva (15/20 mm).
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A câmara é munida de mobilidade, desta forma pode abranger na sua visão tudo o que a vista humana pode alcançar, de conduzir o olhar do espectador para os gestos, as expressões, e para tudo aquilo que pode ser mais significativo.
Os movimentos são registados tirando-se sucessivamente centenas (ou até milhares) de fotografias (quadros) da cena com grande rapidez (usualmente 30 por segundo).
Existem os movimentos de rotação que a câmara pode executar sobre o eixo, ficando o tripé fixo. Estes movimentos são idênticos aos de uma pessoa que, sem se mover, roda a cabeça nas várias direcções. Estes movimentos são chamados de panorâmicas.
Outros movimentos são os de translação, nos quais a câmara, montada sobre um carro ou carris, viaja pelo espaço físico onde decorre a reportagem. Este movimento pode ser para a frente, para trás ou lateral (direita e esquerda). São os travellings.
A ausência de movimento, ou fixo, é também possível em reportagem, documentário ou qualquer obra de cinema ou televisão. É importante que existam momentos com a câmara fixa para que, quando se verifique movimento, o espectador ter uma percepção mais nítida dela.