Os princípios chave da literacia em publicidade e nos media são preparar as crianças para pensarem e interpretarem de forma crítica aquilo que vêem, isto é, compreenderem porque gostam ou não de determinados programas ou estilos e relacionar essas preferências com pontos de referência morais ou intelectuais.
Media Smart
Lançado em Portugal em 2008, o Media Smart é um programa sem fins lucrativos de literacia sobre a publicidade nos diversos media (meios de comunicação social), destinado a crianças entre os 7 e os 14 anos de idade.
O objetivo do Media Smart é fornecer às crianças ferramentas que as ajudem a compreender e interpretar a publicidade, preparando-as para fazerem escolhas informadas.
Media Smart
Nas sociedades modernas as crianças crescem num ambiente saturado pelos media. São confrontadas diariamente por uma variedade de mensagens publicitárias: outdoors, imprensa, rádio, TV, internet, telemóveis, videogames, app’s e redes sociais.
O papel e o impacto que este complexo ambiente publicitário tem nas crianças continua a ser amplamente debatido.
Os investigadores consideram que a publicidade tem efeitos positivos nas crianças, tais como o desenvolvimento linguístico social e cognitivo originado pela relação ativa que desenvolvem com os media. A sua familiaridade com as novas tecnologias é destacado como um aspeto positivo.
Por outro lado é reconhecida, a preocupação relativamente ao consumo de publicidade com conteúdos impróprios para crianças , nomeadamente de natureza sexual ou violenta. As mensagens de marketing potencialmente enganosas são também cada vez mais mencionadas como um perigo.
Significa isto que a utilização dos media por parte das crianças tem que ser controlada de forma eficaz. A natureza deste controle é crucial , sendo desejável um equilíbrio saudável entre a proteção das crianças e o encorajamento do seu espírito crítico.
Programa
O Media Smart desenvolve e fornece gratuitamente materiais pedagógicos a escolas, organizações infantis, professores e educadores, onde se ensinam as crianças a pensar de forma crítica sobre a publicidade no contexto das suas vidas diárias.
O Media Smart é a primeira iniciativa do género a ser lançada em Portugal. É patrocinada pela indústria e apoiada pelo Governo Português.
O Programa Media Smart tem como objetivo desenvolver o sentido crítico das crianças, logo desde muito novas, tornando-as capazes de compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas. A publicidade é indissociável da nossa vida: ela tanto pode realçar as qualidades de um produto ou serviço – publicidade comercial – como pode informar e sensibilizar a população para problemas graves como a segurança rodoviária, perigos do tabaco, etc., com o propósito de promover a mudança de atitudes e comportamentos – publicidade não comercial.
Acima de tudo o programa Media Smart é um método de ensino que os educadores (professores e pais) podem adequar de acordo com a sua vontade pessoal. Cada professor é livre de utilizar aquilo que lhe parece interessante ou adaptável à sua disciplina e pode mesmo estender a reflexão a casos com os quais as crianças são confrontadas diariamente.
O que é?
Existem vários estudos que confirmam que o nível de maturidade das crianças e a sua capacidade de adquirir sentido crítico dependem das circunstâncias culturais, económicas e sociais em que se desenvolvem. Um programa de literacia sobre a publicidade, como o Media Smart, ajuda professores e pais a fornecer essas competências mais rapidamente e de forma mais eficaz. O Media Smart pretende ajudar as crianças a desenvolver capacidades de compreensão e interpretação da publicidade desde muito cedo. Os materiais do programa Media Smart foram elaborados de forma a desenvolver as capacidades das crianças para ler, compreender, apresentar, discutir e escrever sobre anúncios em papel, bem como em imagem fixa e /ou movimento.
Este programa está implantado no Reino Unido desde 2002 com reconhecido sucesso e foi adaptado para a realidade portuguesa com o apoio de um Grupo de Peritos em diversas áreas.
Para quem
As crianças crescem hoje num ambiente onde não só os diversos media estão mais acessíveis, como elas próprias têm cada vez mais capacidade para decidir sobre o seu “consumo”.
Diariamente estão expostas a uma variedade de meios de comunicação, alguns deles contendo mensagens complexas. Os media desempenham hoje um papel muito importante nas vidas das crianças; elas vêm programas e anúncios televisivos, cartazes de rua, revistas e jornais, vídeos e DVD’s, têm telemóveis e acedem à Internet.
Ainda que nem todas as mensagens lhes sejam dirigidas, as crianças deverão ser capaz de as interpretar para que a sua resposta possa resultar em escolhas informadas. À medida que a criança vai crescendo, vai também refinando essas capacidades, utilizando-as de diversas formas, quer enquanto indivíduo quer enquanto consumidor.
Porquê?
As crianças de hoje vivem num mundo onde a publicidade está permanentemente presente. Ela ocupa um lugar importante nas suas vidas, nas suas brincadeiras, nas suas conversas e faz parte da sua cultura. A criança deve tomar consciência que a publicidade comercial e não comercial nos diferentes meios de comunicação propõe uma reconstrução da realidade através da linguagem e de imagens específicas.
Ainda que nem todas as mensagens lhes sejam dirigidas, as crianças deverão ser capaz de as interpretar para que a sua resposta possa resultar em escolhas informadas. À medida que a criança vai crescendo, vai também refinando essas capacidades, utilizando-as de diversas formas, quer enquanto indivíduo quer enquanto consumidor.
O programa Media Smart é composto por material didático que visa a compreensão da publicidade e das mensagens de sensibilização comercial e não comercial. O Programa Media Smart tem como objetivo desenvolver o sentido critico das crianças, logo desde muito novas, tornando-as capazes de compreender as mensagens publicitárias que lhe são dirigidas. Os temas apresentados neste programa bem como as atividades associadas têm como objetivo dar-lhes as ferramentas necessárias a uma tomada de consciência sobre as estratégias publicitárias, permitindo-lhes decisões e opiniões mais informadas.
As crianças evoluem de forma diferente. Quando começam a ver televisão, por exemplo, as crianças encontram sentidos diferentes naquilo que vêm em função da sua história, da sua cultura e da sua maturidade.
Em cada uma das atividades do programa Media Smart o principal foco é uma integração crítica (sessões plenárias com discussões, reflexões e análises em grupo). Neste sentido o Media Smart facilita também a sociabilização: cada criança terá oportunidade de se exprimir, de confrontar as suas novas ideias com as dos outros e formar uma opinião sobre o mundo mediatizado em que vive. Com efeito, outro dos objetivos é fazer compreender que nos planos social e cultural, as crianças não estão igualmente desenvolvidas face aos media.
O Media Smart é uma iniciativa da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes, que reconheceu dever dar o seu contributo no desenvolvimento da literacia mediática das crianças desde muito cedo.